segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Morro da Providência: a primeira favela do Brasil

Talita Lopes Cavalcante
(*)

O termo favela inicialmente referia-se, no século XIX, a uma árvore muito comum na Bahia.

O governo havia prometido aos soldados do Rio de Janeiro que estavam na Guerra de Canudos (1895 – 1896) entregar-lhes residências caso saíssem vitoriosos do conflito.

Ao retornarem em 1897 e verem a promessa não ser cumprida, os soldados se apropriaram da região de um morro que passou, a partir daí, a ser chamado de Morro da Providência, em referência à providência tomada pelos soldados.

Depois de renomearem como “Morro da Favela”, em referência à árvore arbustiva nativa da localidade onde ocorreu a vitória contra os rebeldes de Canudos, foi criada a primeira “favela” brasileira. 

A intensificação desse tipo de moradia e da favela do Morro da Providência se deu no início do século XX, durante a gestão do prefeito Francisco Pereira Passos.

Em sua gestão, Pereira Passos colocou em prática o chamado Bota Abaixo, processo responsável pela demolição de centenas de prédios de sobrados nas ruas centrais da cidade para dar lugar à abertura da sua principal avenida: a Avenida Central (atual avenida Rio Branco).

A população pobre que morava nesses velhos casarões, deslocada à força, se fixou nos morros próximos, criando as demais favelas da cidade e aumentando o contingente populacional do Morro da Favela.

No fim do ano de 1910, o morro da Favela era considerado o lugar mais violento do Rio de Janeiro. O nome favela estendeu-se a outros morros e, na década de 1920, as ocupações de colinas com barracos e casebres também passaram a ser conhecidas como favelas.

Museu de Imagens

(*) Comentário do editor do blog-MBF:  continuamos uma Monarquia, com o povo sustentando a Corte parasitária. Apenas, a sucessão não é mais dinástica e sim disputada a foice e martelo entre os cortesãos, nos salões dos inúmeros Palácios.

Nenhum comentário: