segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Após vitória, Piñera elogia rival e diz que adotará parte de suas políticas

Sylvia Colombo

SANTIAGO - O presidente eleito do Chile, Sebasitán Piñera, que voltará a governar o país depois do mandato de 2010 a 2014, fez seu primeiro discurso após a vitória nas urnas fazendo um elogio a seu rival, o senador de centro-esquerda Alejandro Guillier, que tinha o apoio da presidente Michelle Bachelet.

Às 21h locais (22h em Brasília), os dois deram declarações em conjunto. "Com espírito republicano que marca nosso país, vim cumprimentar o presidente Piñera e dizer que estamos prontos para colaborar", disse primeiro Guillier.

Piñera tomou a palavra na sequência, dizendo que "mais que o espírito republicano, celebro a amizade que tenho com Alejandro". "Li seu programa de governo e há muitas boas ideias, que vamos incorporar. Onde houver diferenças, vamos conversar".

Pouco depois, acompanhado da mulher, Cecilia Morel, Piñera chegou a um palco armado na praça Italia, tradicional local de comemorações em Santiago, tanto políticas como esportivas.

Localizada mais ao centro da capital, a praça reuniu gente que veio agitando bandeiras do Chile, de carro dos bairros nobres e de classe média de Las Condes e Providencia e de outras partes mais afastadas da região metropolitana, que se aproximaram de carro ou de metrô.

Numa tentativa de diminuir a abstenção de votos, o transporte público foi grátis durante todo o dia. Se não o usaram muito para ir votar, os santiaguinos, sim, o usaram para ir à festa.

Habitante da região comercial de La Vega, Eladio Calero disse: "Eu votei em Piñera porque com ele havia mais trabalho, e ele prometeu que os empregos vão voltar".

"Foi como ganhar no Maracanã", disse à Folha Germán Codina, prefeito do município da periferia de Puente Alto, antes um reduto eleitoral da esquerda, mas que nos últimos anos foi conquistado pela direita por um aliado de Piñera, Manuel Ossandón

Diante de seus simpatizantes, o presidente eleito voltou a elogiar Guillier, sugerindo que seguirá fazendo gestos de aproximação à centro-esquerda, o que foi sua estratégia de campanha. "Vou propor a todos as forças politicas que nos ajudem a resolver nossos problemas. Viva a diferença e a convergência de ideias."

Piñera acrescentou que está marcado, nesta segunda (18), um café da manhã com a presidente Michelle Bachelet, que deve ir à casa do presidente eleito por volta das 9 horas (10 horas de Brasília).

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: