Espiritualismo
Doutrina
filosófica que admite a existência de Deus e da alma. Contrapõe-se ao
Materialismo, que só admite a matéria. Segundo o Materialismo no ser humano só
haveria o corpo físico. Até as funções superiores como a memória, o raciocínio,
as emoções, os sentimentos poderiam ser reduzidos a simples reações
físico-químicas do sistema nervoso, do sangue, das glândulas internas. O
Universo seria formado por acaso e seria explicado dentro das leis das ciências
exatas (Matemática, Física, Química, Astronomia etc.).
Esta é a
tese do Materialismo Filosófico, que não deve ser confundido com o Materialismo
Pragmático e Hedonista adotado por aquele que, embora se diga até mesmo
religioso, só quer mesmo é gozar os prazeres da vida terrena, nem que seja em cima
da miséria alheia. Todos os religiosos, como aceitam a Alma e Deus, são, por
isto mesmo, espiritualistas. Assim, a palavra espiritualista tem significado
muito vasto, abrangendo o católico, o protestante, o umbandista, o
candomblecista, o israelita ou judeu, o islâmico ou mamometano etc.
Espiritismo
Doutrina
filosófica também espiritualista, mas que se diferencia das outras correntes
filosóficas por ter características bem definidas, a saber:
a –
concepção tríplice do homem: Espírito – Perispírito – Corpo Físico;
b –
sobrevivência do Espírito como individualidade;
c –
continuidade da responsabilidade individual;
d –
progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da
natureza;
e –
comunicação mediúnica disciplinada voltada para o esclarecimento e a consolação
de encarnados e desencarnados;
f –
volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias
para alcançar a perfeição relativa a que se destina, não admitindo, no entanto,
a metempsicose, ou seja, a volta do Espírito no corpo de animal para pagar
dívidas, como aceita o Hinduísmo. Conforme o Espiritismo, o Espírito não
retroagrada;
g –
ausência total de hierarquia sacerdotal;
h –
abnegação na prática do bem, ou seja, não se cobra nada por esta ou aquela
atividade espírita;
i –
terminologia própria, como por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito,
médium, Centro Espírita, e nunca corpo astral, karma, Exu, Orixá,
"cavalo", "aparelho", "terreiro",
"encosto", vocábulos utilizados por outras religiões e que não têm
cabimento no meio espírita;
j –
total ausência de culto material (imagens, altares, roupas especiais,
oferendas, velas etc.);
l – na
prática espírita não há batismo nem culto ou cerimônia para oficializar
casamento;
m –
respeito a todas as demais religiões, embora não incorpore a seu corpo
doutrinário os princípios e rituais delas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário