sábado, 16 de dezembro de 2017

Ministério Público recomenda troca de todos vice-presidentes da Caixa

ANDRÉ DE SOUZA / DANIEL GULLINO
(*)

BRASÍLIA — O Ministério Público Federal em Brasília, por meio da força-tarefa da Operação Greenfield, recomendou que a Caixa Econômica Federal troque todos os seus vice-presidentes e altere o método de indicação para os cargos. A recomendação consta em um ofício encaminhado nesta sexta-feira à presidência do banco, ao ministério da Casa Civil e à Procuradoria-Geral da República.

O órgão justifica a recomendação ressaltando a “existência de diversas figuras proeminentes na administração da CEF em casos investigados e/ou alvos de investigações”, além da “perene influência política sobre funções que deveriam ser essencialmente técnicas”.

O ofício sugere ainda que a indicação de vice-presidentes passe a ser realizada por meio de um “processo seletivo impessoal”, que seria conduzido por um profissional especializado em recrutamento, escolhido por meio de licitação. O Ministério Público pede ainda que, após o processo seletivo ser implementado, que os vice-presidentes só sejam retirados do cargo por decisão do Conselho de Administração da Caixa, com um parecer da corregedoria e da área jurídica do órgão, ou atendendo a um pedido do ocupante do cargo.

Ao pedir a saída dos vice-presidentes atuais, o texto ressalta que aqueles que não são investigados poderiam participar do processo seletivo, caso a mudança for aceita, e eventualmente reassumir o posto.

O Ministério Público também fez uma série de recomendações de melhorias na documentação e manutenção de dados da empresa que envolvam o presidente, o vice-presidente e seus subordinados diretos: a proibição do uso de meios de comunicação particulares, sem registros internos, para tratar de investimentos ou contratações; o registro dos presentes e do assunto tratado em reuniões sobre investimentos ou contratações; e a manutenção por pelo menos cinco anos dos registros de atos de funcionários.

A operação Greenfield investiga suspeitas de corrupção nos fundos de pensão de empresas estatais, incluindo o Funcef, da Caixa Econômica Federal.

O Globo

(*) Comentário do editor do blog-MBF:  primeiro deixaram ela quebrar, e agora querem que se troque alguns Diretores e se mude a forma de nomeá-los. Mas só viram isto agora, quando a CEF está precisando de aporte de dinheiro e vão meter a mão no FGTS ? 

Nenhum comentário: