Portal Ferroviário
(*)
O último
lançamento de transporte público é uma grande mistura de ônibus, bonde e trem
em um só veículo e já está em teste na China, informou o Mashable.
A
empresa CRRC está chamando a inovação de “smart bus”. Como um trem, é modular e
novos vagões podem ser adicionados. Como um ônibus, roda na rua, sem trilhos.
Surpreendentemente,
o carro irá seguir um caminho pré-definido e não vai precisar de um motorista.
O veículo está equipado com sensores que seguem linhas brancas pontilhadas que
estão pintadas na rua. “É como se fosse um trilho virtaul para o ônibus”, disse
Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC.
O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.
O ônibus
de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três
vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já
que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução
para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas
de trem.
O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.
Custa cerca de US$ 102 milhões para construir um quilômetro de uma linha de metrô, contra US$ 2 milhões de investimento de um ônibus como esse, segundo o jornal Xinhua. Uma linha de 6,5 km está sendo construída na cidade de Zhuzhou. As operações começam em 2018.
portalferroviario.blogspot.com.br
(*) Comentário do editor do
blog-MBF: enquanto isto no Brasil, não
conseguimos concluir as obras ferroviárias iniciadas para servirem na Copa do
Mundo de 2014.
Nem vou falar do ferrovia Norte-Sul,
iniciada na governo (?) José Sarney, que como se dizia na época, ligando o nada
com coisa nenhuma.
Às custas da iniciativa privada,
foram investidos R$ 1,65 bilhões, no pequeno trecho já funcionando, 720 km. O
resto só Deus sabe quando ficará pronto. Aliás, em se tratando do Brasil, acho
que nem Ele sabe.
É bom lembrar que os políticos
querem R$ 3,2 bilhões/ano para repartirem
entre si como verba de um Fundo Partidário.
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