terça-feira, 22 de agosto de 2017

China lança trem sem motorista e que só precisa de linhas brancas pintadas como trilho

Portal Ferroviário
(*)

O último lançamento de transporte público é uma grande mistura de ônibus, bonde e trem em um só veículo e já está em teste na China, informou o Mashable.

A empresa CRRC está chamando a inovação de “smart bus”. Como um trem, é modular e novos vagões podem ser adicionados. Como um ônibus, roda na rua, sem trilhos.

Surpreendentemente, o carro irá seguir um caminho pré-definido e não vai precisar de um motorista. O veículo está equipado com sensores que seguem linhas brancas pontilhadas que estão pintadas na rua. “É como se fosse um trilho virtaul para o ônibus”, disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC.

O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.

O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.

O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.

Custa cerca de US$ 102 milhões para construir um quilômetro de uma linha de metrô, contra US$ 2 milhões de investimento de um ônibus como esse, segundo o jornal Xinhua. Uma linha de 6,5 km está sendo construída na cidade de Zhuzhou. As operações começam em 2018.

portalferroviario.blogspot.com.br

(*) Comentário do editor do blog-MBF:  enquanto isto no Brasil, não conseguimos concluir as obras ferroviárias iniciadas para servirem na Copa do Mundo de 2014.
Nem vou falar do ferrovia Norte-Sul, iniciada na governo (?) José Sarney, que como se dizia na época, ligando o nada com coisa nenhuma.
Às custas da iniciativa privada, foram investidos R$ 1,65 bilhões, no pequeno trecho já funcionando, 720 km. O resto só Deus sabe quando ficará pronto. Aliás, em se tratando do Brasil, acho que nem Ele sabe.
É bom lembrar que os políticos querem R$ 3,2 bilhões/ano para repartirem entre si como verba de um Fundo Partidário.

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