Editorial
Saiu o edital de privatização de seis distribuidoras de energia da
Eletrobras, localizadas no Norte e Nordeste. Com operações no Acre, Alagoas,
Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima, as empresas têm leilão marcado para o fim
de julho. Os investidores que vencerem a disputa precisarão assumir cerca de R$
35,3 bilhões em dívidas, dos quais R$ 10,9 bilhões vencem em até 12 meses, e R$
24,4 bilhões a longo prazo, informou o BNDES, que desenhou a operação.
Além de se livrar do passivo, o governo conta com que os novos
concessionários façam R$ 2,4 bilhões em investimentos imediatos, recursos que
não dispõem e são necessários para reestruturação das empresas, expansão da
rede de distribuição, melhoria da qualidade dos serviços prestados à população,
expansão de empreendimentos existentes ou abertura de novos negócios. A venda
das distribuidoras é considerada como primeira etapa para a privatização da
própria Eletrobras, cuja venda é necessária pelos mesmos motivos das
distribuidoras, mas considerada cada vez mais improvável neste ano pela
dificuldade política em ser aprovada.
Já a venda das seis distribuidoras tem mais chances de sucesso. A
aposta vem da constatação do forte interesse do investidor estrangeiro pela
atuação na área de energia no Brasil. Exemplo disso é a chinesa State Grid, que
chegou ao Brasil em 2010 e já fez diversas aquisições na transmissão de
energia. A empresa inaugurou o primeiro linhão de Belo Monte, com pouco mais de
2 mil quilômetros de extensão, que leva energia da hidrelétrica de Belo Monte,
no rio Xingu (PA) para a região Sudeste, terminando em São Paulo. É responsável
também pelo segundo linhão, que atravessa cinco Estados, até o Rio,
empreendimento, que pertence integralmente à empresa e demandará investimentos
de cerca de R$ 10 bilhões. O interesse pelo país foi confirmado pela recente
compra do controle da CPFL.
Outra área da energia que tem atraído forte interesse do capital
estrangeiro é a exploração do petróleo do pré-sal, como ficou demonstrado na 4ª
Rodada realizada no início do mês. Nada menos que 27 empresas investiram R$
21,1 bilhões na aquisição de ativos nos cinco leilões ocorridos nos últimos
nove meses, sendo três do pré-sal e dois de concessões. A Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estima em R$ 3,5 bilhões os
investimentos mínimos na exploração das 68 áreas leiloadas desde 2017. Com a
oferta de concessões com potencial de produção avaliado entre os maiores do
mundo, os leilões atraíram as gigantes do setor, como a ExxonMobil, que pagou
R$ 6,7 bilhões por 20 blocos. Também participaram a britânica BP, a americana
Chevron e a árabe Qatar Petroleum (QPI), além da espanhola Repsol e da
portuguesa Petrogal. Chamou a atenção a entrada de novatas no mercado como é o
caso da americana Murphy Oil e da alemã Wintershall. A anglo-holandesa Shell,
ao lado da norueguesa Equinor (ex-Statoil), foi a única empresa que arrematou,
como operadora, uma área leiloada sob o regime de partilha do pré-sal, além da
Petrobras.
Mas é a investida chinesa que chama a atenção. Apenas em 2017, a China
investiu US$ 20,9 bilhões no Brasil, maior valor já registrado desde 2010, de
acordo com o Ministério do Planejamento. Foi o segundo país que mais adquiriu
companhias brasileiras em 2017 em volume de investimentos, com R$ 12,2 bilhões,
e o terceiro em número de empresas, com 12 transações, segundo dados do
relatório anual Transactional Track Record (TTR). No primeiro bimestre deste
ano foram divulgados três projetos de investimentos chineses no Brasil. Dois
tiveram os valores divulgados, totalizando US$ 349 milhões.
A recente onda de investimento chinês no Brasil faz parte da forte
ação de investimento do país na América Latina, canalizada inicialmente para a
Venezuela, cujo colapso levou Pequim a buscar a diversificação. Não só a
energia é alvo, como também automóveis e até o segmento financeiro. Mas,
totalizando perto de US$ 50 bilhões, a geração e a transmissão de energia
elétrica, a extração de minerais, de petróleo e de gás são a maior parte do
investimento direto chinês no Brasil. A existência de um mercado de consumo
amplo sempre foi um dos principais atrativos do Brasil, potencializado mais
recentemente pela queda da inflação e dos juros. A dúvida é se serão
suficientes para superar a onda de turbulência recente nos mercados financeiros
e as incertezas com as próximas eleições, mesmo quando o alvo são investimentos
de longo prazo como a produção e distribuição de energia.
Valor Econômico
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