segunda-feira, 11 de junho de 2018

A perigosa armada de hackers da Coréia do Norte

Nuno André Martins

É uma das mais temidas forças de hackers do mundo. Rouba bancos, faz extorsão a empresas (até em Portugal), ataca governos e tem bases da China a Moçambique. Criptomoedas como a bitcoin são novo alvo.

A 4 de fevereiro de 2016, a Reserva Federal de Nova Iorque começou a receber ordens através do SWIFT, o sistema que os bancos usam para comunicarem entre si, para transferir dinheiro das contas geridas pelo Banco Central do Bangladesh para vários bancos, empresas e fundações espalhadas pelas Filipinas e o Sri Lanka. À quinta ordem, começaram a surgir suspeitas. No Sri Lanka, um funcionário do Pan Asia Bank reparou que havia uma transferência com um valor demasiado elevado – 20 milhões de dólares – e que o nome do destinatário estava mal escrito : em vez de Foundation (Fundação) estava escrito Fandatian. Algo não batia certo. De imediato, contactou o Deutsche Bank, o banco que estava responsável por efetivar a operação, que também achou os detalhes suspeitos e avisou a Reserva Federal de Nova Iorque.

Apesar dos alertas, a Reserva Federal de Nova Iorque já tinha a transferência. O Pan Asia bloqueou o dinheiro e não o deixou sair para o seu destinatário, a Shakila Foundation, uma organização não-governamental. O que o funcionário do Sri Lanka não sabia é que a transferência que tinha acabado de bloquear fazia parte do maior roubo de sempre a um banco.

Continua ...

https://observador.pt/especiais/a-perigosa-armada-de-hackers-da-coreia-do-norte/

Nenhum comentário: