Da Redação
(*)
Pesquisa começou buscando
sustentabilidade, mas acabou obtendo um pneu macio e adaptado às intempéries
Neste
mês de setembro começa a chegar às lojas norte-americanas a primeira linha de
pneus à base de óleo de soja, resultado de pesquisa de seis anos da
multinacional Goodyear em parceria com a United Soybean Board (espécie de
Conselho dos Produtores de Soja dos Estados Unidos). O pneu cria um mercado
completamente novo para a leguminosa, o que pode levar a aumento da demanda e
melhores preços para os produtores rurais.
O
interesse da Goodyear na fabricação do “pneu de soja” começou por questões de
sustentabilidade, mas a pesquisa trouxe à tona um produto com qualidades
superiores e altamente competitivo. O composto borracha e óleo de soja resultou
em um pneu que permanece macio mesmo em condições climáticas adversas,
garantindo melhor aderência e tração esteja o tempo seco, úmido ou frio. Daí a
razão do nome comercial, WeatherReady – pronto para o clima. Ao fim, o pneu se
revelou mais sustentável, econômico, neutro em carbono e totalmente renovável.
“Quando
começamos a pesquisa conjunta, há seis anos, a ideia era apenas encontrar uma
nova demanda para o óleo de soja. Agora temos um pneu que mostra do que a soja
é capaz na estrada”, diz John Motter, presidente da United Soybean Board que
também é produtor rural em Jenera, no estado de Ohio.
A
borracha com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados
com sílica, item muito utilizado em pneus com baixa resistência ao rolamento,
reduzindo o consumo de energia na fabricação.
“Em
termos de tração, é o melhor pneu que já fabricamos”, afirma Ryan Peterson,
presidente da Goodyear nos Estados Unidos. O apelo comercial do pneu é
particularmente forte no hemisfério Norte, já que apresenta desempenho superior
em aceleração, desaceleração e frenagem sobre a neve, e mantém mais estável
também em curvas com pista molhada.
O pneu
de soja da Goodyear está disponível no mercado norte-americano em 40 tamanhos e
tipos, e pode ser usado em 77% dos modelos de carros, minivans e SUVs,
incluindo marcas como Chevrolet, Ford, Honda e Toyota.
A busca
de novos usos para ascommodities agrícolas, como soja e milho, é
estratégica para o setor devido aos consecutivos recordes de produção.
Atualmente,
15 milhões de toneladas de soja são destinadas por ano à produção de biodiesel
no Brasil. No mês passado, Mato Grosso inaugurou a primeira usina 100% de
etanol de milho.
A
pesquisa para chegar ao pneu de soja teve acompanhamento, supervisão e apoio
financeiro do Conselho dos Produtores de Soja dos Estados Unidos. Contatada, a
Goodyear informou que ainda não há data prevista para lançamento do pneu no
Brasil.
Gazeta do Povo
Curitiba
(*) Comentário do editor do
blog-MBF: por isto estão sempre na nossa
frente. A única tecnologia em que investimos, é na da corrupção. Nessa “tecnologia”
estamos sempre em primeiro lugar.
Depois, quando temos que pagar
royalties, nossa esquerdalha se agita, berra, esperneia, mas antes, ajuda
ASSALTAR os cofres públicos e nossas estatais, que só servem para isso mesmo:
cabide de empregos.
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