domingo, 26 de agosto de 2018

Cleptocracia venezuelana flerta com o perigo

Editorial

Maduro adota medidas destinadas ao fracasso, reforça miséria e leva Colômbia a mobilizar suas tropas

Na Venezuela, até o que parece impossível acontece. Por exemplo, o governo de Nicolás Maduro conseguiu tornar ainda mais dramática a situação de fome e miséria no país.

Depois de produzir a maior crise humanitária do hemisfério, com 2,3 milhões de refugiados, e fomentar uma inflação inimaginável, no patamar de um milhão por cento ao ano, Maduro ampliou o caos com uma reforma econômica sem chance de dar certo.

Confusas e contraditórias, as medidas lançadas há uma semana estão lastreadas numa miragem —o Petro, criptomoeda que não existe. O dinheiro do país perdeu cinco zeros e seu valor sofreu maxidesvalorização efetiva de 95%. A tributação das atividades econômicas foi elevada e, ao mesmo tempo, se decretou um aumento de 3.000% no salário mínimo.

Isso num cenário em que as empresas, simplesmente, não têm fluxo de caixa para fazer pagamentos, e os consumidores não têm dinheiro para pagar.

O capítulo seguinte, já anunciado, está marcado para setembro. É quando o governo pretende aumentar exponencialmente o preço da gasolina —dos atuais R$ 0,12 por litro para cerca de R$ 5,70.

Há 29 anos o preço do combustível se mantém invariável na Venezuela. E não é porque o país detém uma das maiores reservas de petróleo. A razão está no temor dos governantes, que transformaram o tema em tabu na política doméstica. Em fevereiro de 1989, o governo de Carlos Andrés Perez elevou o preço da gasolina e autorizou o repasse às tarifas de transportes. Seguiu-se uma rebelião social, com inúmeras mortes.

O ambiente caótico permitiu a emergência de um líder militar na política, Hugo Chávez. Chávez iniciou e legou a Maduro a continuidade de um projeto de poder cujo custo só é comparável ao das crises na Alemanha em 1923 e no Zimbábue no fim dos anos 2000. A economia venezuelana está reduzida à metade do que era há seis anos. O déficit nas contas do governo superou a marca dos 20% do Produto Interno Bruto. A escassez de alimentos e remédios levou ao retorno de doenças que estavam erradicadas e ao aumento da mortalidade infantil.

O pacote desta semana reforça a certeza de expansão da miséria e do êxodo de venezuelanos.

Sem saída, Maduro recorre ao seu roteiro favorito, o da conspiração coordenada por forças ocultas — o inimigo externo. Desta vez, porém, avança por campo minado. Domingo passado, soldados venezuelanos ocuparam o povoado colombiano de Vetas de Oriente, no município fronteiriço de Tibú, região norte do estado de Santander. A Colômbia respondeu com mobilização de tropas na fronteira com a Venezuela. A cleptocracia bolivariana agora flerta com o perigo.

O Globo


Nenhum comentário: