sábado, 31 de março de 2018

Quanta riqueza é suficiente ?

Stephen Kanitz

Chama atenção como alguns brasileiros perseguem riqueza sem parar, sem limites.

Por quê?
Pessoas como Abilio Diniz, já suficientemente rico, foi se meter numa aventura com a BRF, e perdeu fortuna.
O que mais ele queria que ainda não possuía?

Ou, Marcelo Odebrecht que acabou corrompendo e sendo preso?
Ou, um Sérgio Cabral e a turma do PT que roubaram, roubaram e roubaram dinheiro que jamais poderão gastar.

Quando cheguei aos 51 anos de idade eu alcancei o nível de riqueza que achava suficiente, que garantia tranquilidade, e tudo o que eu precisava para viver.
Era inclusive um objetivo de vida, a independência financeira, valor que eu calculara quando eu tinha 30 anos de idade.
Surpreendi todo mundo largando a edição de Melhores e Maiores aos 50, que eu havia criado e que me dava certa projeção nacional e centenas de contatos.
Passei a fazer o que se espera de pessoas financeiramente independentes.

Passei a ser voluntário e a me dedicar à filantropia.

Criei dois sites, o voluntarios.com.br e o filantropia.org, já no início da internet.
Novato, passei seis meses entrevistando e perguntando aos líderes do terceiro setor o que eles mais precisavam.
Dentre n coisas que eles mencionaram, precisavam urgentemente de reconhecimento público, divulgação do que faziam, projeção nacional.

Isso eu sabia fazer.
Assim, criei nos moldes de Melhores e Maiores, o Prêmio Bem Eficiente, premiando todo ano as 50 Melhores entidades desse país.
O Prêmio se tornou um dos projetos sociais mais eficientes do Brasil, custava R$ 700.000,00 por ano, e as entidades premiadas ganhavam R$ 50.000.000,00 de doações adicionais.

Por que pessoas mais ricas do que eu não fazem o mesmo?
No máximo devotam 2% do seu tempo para causas mais nobres, quando não doam um mísero milhão, e só?

Por que nossa Direita só pensa em dinheiro sem limites, por que nossos Liberais só pensam nos Direitos do indivíduo?

Se Abilio Diniz e Marcelo Odebrecht tivessem se aposentado aos 50 e passado a fazer trabalho filantrópico, descobririam que dinheiro não é tudo na vida.

blog.kanitz

Nenhum comentário: