terça-feira, 27 de março de 2018

Considerações sobre o plano do economista Paulo Guedes para o candidato Bolsonaro - 7ª parte – “Banco Central”

Martim Berto Fuchs

7 – Banco Central
“Independência de gestão e mandato de quatro anos para a Diretoria, não coincidente com o mandato do Presidente da República”.

A história dos bancos centrais é uma história de amor e ódio. Criados para por ordem na emissão de dinheiro por parte de quem se achava no direito, suscitaram muitas dúvidas quanto a honestidade de propósitos da elite financeira, ou, dos acumuladores de capital, que os estimularam.

Mesmo nos EUA houve uma batalha feroz nos bastidores, tanto na arena política como na financeira, para que um Banco Central fosse aceito.

No Brasil não foi diferente, pois desde a criação da SUMOC em 1945, até a ata de fundação do banco em 1964, o mesmo só passou a operar plenamente em 1988.

Tem seu lado positivo, mas como tudo na vida, depende de quem administra. Se entregar nas mãos de nacionalistas desenvolvimentistas desvairados, para quem, em vez de NÃO compactuar com o desperdício da arrecadação pública em gastos correntes desnecessários, defendem como solução para o investimento a livre emissão de moeda, e depois trabalhar uma “contabilidade criativa”, para tornar a situação palatável.
O certo é que o país enfrentará sérios problemas logo adiante e que não serão os responsáveis pelo desastre que cobrirão o rombo; nem mesmo serão  responsabilizados.
Como de costume, a conta sobrará para a sociedade saldar, via de regra com mais impostos, empréstimos e o consequente aumento da taxa de juros, com a surrada justificativa de combate a inflação, quando na verdade precisam satisfazer os rentistas ressabiados.

Vamos torcer para que a atuação do economista Paulo Guedes como Ministro da Fazenda e responsável pela indicação dos Diretores do Banco Central no governo Bolsonaro, nos encaminhe finalmente para uma economia sustentada, onde os empresários possam investir sem medo de ver a economia desmoronar logo adiante.

http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2017/12/10-impostos-taxas-royalties-multa.html

Nenhum comentário: