quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tempos de AVC – Ausência de Vergonha na Cara

Jorge Serrão 

O recente relatório da Transparência Internacional pergunta: “O Brasil é exportador de corrupção ou referência no combate a ela?... Será que precisa responder? Mesmo a famosa Lava Jato ainda parece longe de mexer com a essência da Criminalidade Institucional e suas variadas facções criminosas organizadas. O Brasil segue cada vez mais corrupto e violento, em ritmo de guerra civil não-declarada.

Mesmo que a Lava Jato represente um avanço institucional importante, é inegável que o Crime Institucionalizado continua ativo – e se reinventando – porque sua causa é estrutural. Se não houver mudança no modelo estatal brasileiro, o Crime continuará evoluindo. O Crime cumpre a função estratégica de manter o Brasil subdesenvolvido. Nossa gigantesca carga de impostos é para financiar o Crime, garantindo a hegemonia dos canalhas corruptos em nosso regime Capimunista Rentista.

O Brasil segue gravemente doente. Piadistas nas redes sociais ontem viralizaram uma mensagem bem verdadeira: “Muitos políticos brasileiros sofrem AVC – Ausência de Vergonha na Cara”. O problema é qua a anomalia não acomete apenas a politicagem corrupta, mas afeta a maioria do eleitorado que sofre da mesma doença. Os brasileiros desejam mudanças, mas desde que tais “mudanças” não mexam com seus privilégios e vantagens na Pátria do Jeitinho. O fenômeno poderia ser definido sociologicamente como “Cinismo Esclarecido”.

A hegemônica mídia sem noção, afetada ideologicamente, não consegue aprofundar o debate sobre a essência da corrupção brasileira e sua causa estrutural. Por isso, a turma da picaretagem midiática acha mais fácil meter o pau no Donald Trump – que hoje promete anunciar medidas de segurança para os Estados Unidos da América. Critica-se o recém empossado presidente dos EUA, e omite-se que a mesma crítica valeria para o Brasil.

Ainda bem que o noticiário que chega a conclusão alguma da mídia tradicional perde cada  vez mais espaço e credibilidade para as informações que circulam, ainda de forma caótica, pelas redes sociais. Hoje, com as informações disponíveis em tempo real, só fica enganado quem não tem capacidade para fazer uma leitura correta da realidade. Novamente, surge outro drama brasileiro: nossa baixa e desqualificada escolaridade produz milhões de incapazes de pensar corretamente com base na realidade.

O complexado vira-lata brasileiro seguirá correndo atrás do próprio rabo, até o momento em que chegarmos a um ponto de ruptura. A exacerbação da violência, combinada com o agravamento da crise econômica e a extrema insatisfação política, tem tudo para servir de estopim. Quem sabe, quando atingirmos tal patamar de insatisfação e revolta, encontraremos a cura forçada para nossa Ausência de Vergonha na Cara.

Até lá, o jeito será agüentar o tranco no andar de baixo. Já no andar de cima, os rentistas e os políticos, que parecem viver em outra dimensão interplanetária, seguirão seu ritmo maluquice social, até o instante em que forem brutalmente afetados pela estrutura criminosa que ajudaram a criar e alimentar. A História cobra (bem caro) a conta dos idiotas e dos canalhas. A fatura está chegando em alta velocidade... Quem puder – e suportar – que se prepare para a hora do acerto final...     


Alerta Total

Nenhum comentário: