quarta-feira, 16 de maio de 2018

PMDB do futuro

Lydia Medeiros

A reunião de DEM, PP, PRB e Solidariedade na disputa eleitoral, sob o comando de Rodrigo Maia, repete a estratégia que marcou o PMDB nas últimas décadas: ter força no Congresso para controlar o governo — seja ele qual for. Desde José Sarney (1985-1990), o PMDB não elege um presidente. 

Concorreu ao cargo duas vezes, com Ulysses Guimarães (1989) e Orestes Quércia (1994). Teve péssimo desempenho nas urnas, mas sempre esteve no poder. Se ao novo bloco unir-se também o PR, do ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado pelo mensalão, o grupo chegará a 165 deputados. Quando tomaram posse, em 2015, somavam 129. O DEM de Maia elegeu 21 deputados. 

Com a janela partidária, chegou a 44. O PP tem um ex-presidente preso por envolvimento no mensalão e na Lava-Jato, Pedro Correa; e o atual, Ciro Nogueira, é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Elegeu 38 deputados e conseguiu aumentar a bancada para 49. Deles, 21 são investigados e quatro já são réus. 

Nada disso inibe esses partidos — ou os candidatos que os procuram — de colocarem-se como aliados cobiçados. Falta combinar outra aliança importante, com o eleitor, que tem dado sinais claros de rejeição à política e aos políticos.

O Globo

Nenhum comentário: