Xamanismo
O movimento religioso do Santo
Daime, começou no interior da Floresta Amazônica, nas primeiras décadas do
século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra, natural do Maranhão.
Ao Mestre Irineu, como passaria mais
tarde à história, foi revelada uma doutrina de cunho cristão e eclético,
reunindo tradições católicas, espíritas, esotéricas, caboclas e indígenas em
torno do uso ritual do milenar chá conhecido pelos povos íncas como ayahuasca
(vinho das almas) e por ele denominado Santo Daime. De uso bastante difundido
entre povos indígenas da Amazônia Ocidental, a bebida é obtida pelo cozimento
de duas plantas nativas da floresta tropical, o cipó Jagube ( banisteriopsis
caapi ) e a folha rainha ( psicotria viridis ).
Tem propriedades enteogênicas, isto
é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato
com a divindade, através do encontro interior com o nosso Eu Verdadeiro.
O Mestre Irineu recebeu os ensinos diretamente
de Nossa Senhora Da Conceição, que lhe apareceu numa das primeiras vezes que
tomou a bebida na região de Brasiléia, Acre. Pouco depois, a Amazônia conheceu
outros homens que, através da sabedoria revelada por estas “ Plantas
Professoras “, criaram escolas e linhas espirituais ligadas às tradições
ayuasqueiras. Tal como nos legou o Mestre Irineu, a doutrina traz uma nova
ênfase nos ensinos cristãos e uma nova leitura dos Evangelhos à luz do
sacramento enteogênico, para afirmar, nos tempos de hoje, os mesmos princípios
de Amor, Caridade e Fraternidade.
O seringueiro e construtor de canoas
Sebastião Mota de Melo, natural de Eurinepé, Amazonas, foi um homem simples de
sólida convicção espírita e trabalhador incansável. Discípulo do Mestre Irineu,
dele recebeu o dom de trabalhar com o Santo Daime. Reuniu em torno de si
centenas de adeptos - não por proselitismo, mas de forma natural, como
resultado da amizade e do respeito que ele conquistou, ao atender a todos que o
procuravam em busca de um conforto para os males da alma e do corpo. Há cerca
de 15 anos retirou-se dos arredores do Rio Branco, Acre, onde havia fundado a
comunidade religiosa conhecida como Colônia Cinco Mil, e levou parte de seu
povo para uma área virgem no interior da floresta, denominada Rio do Ouro, onde
trabalhavam a seringa e construíam casas, desenvolvendo também atividades
agrícolas. Dois anos depois fundou o assentamento que se transformaria na atual
Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, Amazonas.
A iniciativa cresceu sob sua
liderança espiritual e seu exemplo de trabalho. Dirigia pessoalmente mutirões,
acolhia pobres, doentes e necessitados. Em 1974 mandou registrar sua entidade,
o Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ),
com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a
forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização
da Doutrina e pela feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos
rituais. O Padrinho Sebastião, como era carinhosamente chamado por seus
afilhados, faleceu em 20 de janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, vítima de uma
insuficiência cardíaca que o fez sofrer nos últimos anos. Além da viúva,
senhora Rita Gregório de Melo, deixou aos filhos Alfredo e Waldete, respectivamente,
como presidente e vice-presidente da instituição, a responsabilidade pela
continuação de sua obra espiritual e da administração comunitária, feita a
partir de uma associação de moradores, cuja diretoria é eleita periodicamente
por seus sócios. Atualmente a população da comunidade compreende cerca de 1.000
pessoas, entre a vila e pequenas colocações ao longo do Igarapé Mapiá.
Com o crescimento espontâneo
registrado nas últimas duas décadas e os desafios sociais e institucionais
decorrentes, a Doutrina se espalhou por diversas regiões do País e do Mundo.
O uso do Santo Daime como sacramento
enteogênico em um trabalho espiritual de autoconhecimento obedece a regras
rituais recebidas por inspiração divina pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho
Sebastião. Não há uso indiscriminado pois como um sacramento, a bebida é
somente distribuída em datas que obedecem ao calendário religioso anual e
dentro das regras preestabelecidas.
Os hinários são rituais festivos com
cânticos de Louvor a Deus, à vida e as forças da natureza, onde a bebida
sacramental é consagrada e comungada dentro de um templo, sob regras estritas
de comportamento e organização, além da infra-estrutura de atendimento.
Outro ritual da doutrina é o Feitio
da Bebida, também sob rigorosas regras doutrinárias, que orientam os mínimos
detalhes, cercado do máximo respeito, silêncio e limpeza, num clima
estritamente devocional. Este é um dos principais momentos do trabalho
religioso e exige muita concentração, solidariedade, esforço físico e cuidado
ecológicos. O produto final de todo esse processo é o Santo Daime. Enquanto
sacramento, ele é ministrado com toda a reverência nos momentos do culto. O
Santo Daime não é comercializado em hipótese nenhuma. Os centros autorizados
ministram os sacramentos conforme seus calendários.
A Doutrina do Santo Daime é uma
prática religiosa cristã, ecumênica, que repudia toda forma de fanatismo,
sectarismo, racismo e intolerância religiosa. Através de suas condutas os
seguidores têm provado que a ingestão ritualística do Santo Daime no contexto
religioso, ao lado da prática social decorrente da doutrina, amplia nossa
capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, além de ajudar a
assumir nossas responsabilidades pessoais e coletivas. Constitui-se, portanto,
em um agente profilático e terapêutico a serviço da elevação da consciência do
ser humano.
PRINCÍPIOS RELIGIOSOS
(do livro
de Vera Fróes e Marco Imperial “Santo Daime Cultura Amazônica”)
Filiado ao Círculo Esotérico da
Comunhão do Pensamento, com sede em São Paulo (SP) e recebendo em 1955
honrarias e certificados dessa organização, o Mestre Irineu extraiu dos
ensinamentos do Círculo, os princípios básicos da doutrina do Santo Daime :
Harmonia, Amor, Verdade e Justiça. Anos mais tarde filiou-se também à antiga e
mística Ordem Rosacruz.
HARMONIA :
exprime o estado do ser evoluído. Ela resulta da analogia entre as vibrações do
meio que se encontra. É pela harmonia entre os homens, que podereis conseguir a
compreensão do mistério mais profundo da vida e da solidariedade universal.
AMOR :
Nada é mais poderoso do que o Amor, o Amor é a força que impele o Universo, é
ele que alimenta o desejo e a criação. A vida é o divino ímpeto do Amor. O amor
é a chave da imortalidade.
VERDADE :
Tendo consciência da vida psíquica quando tiver nascido de novo, podereis
observar a verdade em todo o seu esplendor. A maior prova da liberdade é a
prática da verdade. A verdade existe por si só, é independente de qualquer
opinião, partido ou seita. A verdade absoluta é completa só pode ser adquirida
por meio de um contato direto com o Criador, obtido em nossa vida diária.
JUSTIÇA :
A justiça não consiste somente em não fazer o mal ao próximo, ela consiste
também em defende-lo quando é atacado injustamente, e mais ainda, em não pensar
nem falar mal de quem quer que seja. Tudo isso é muito difícil de praticar e é
por essa razão, que há muito pouca justiça na Terra. Deus é Harmonia. Deus é
Amor. Deus é Verdade. Deus é Justiça.
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