sábado, 8 de outubro de 2016

Como Arrumar o Primeiro Emprego Para o Seu Filho

(*)

O filho termina o Ensino Médio, mas já diz ao pai que não tem vontade alguma de cursar uma universidade. E o pai, muito rígido, diz a ele:
— Ah, não vai estudar? Eu não sustento marmanjo preguiçoso dentro de casa, então vai trabalhar!
E como ele tem muitos amigos na política, fala com um deles e conta toda a história:
— Rodrigues! Meu velho amigo! Você lembra do meu filho? Pois é, terminou o Ensino Médio e anda meio à toa, não quer saber de estudar. Será que você não consegue nada para ele? Não quero que ele fique encostado em casa.

Dois dias depois, Rodrigues, o político, liga para o amigo:
— Francisco, meu amigo, já tenho uma vaga para o seu filho: assessor na Comissão de Saúde no Congresso. Salário de R$ 18.000,00 para começar!
— Ficou louco? O rapaz recém terminou o colégio, não vai querer estudar nunca mais, consegue algo mais inferior...

Dois dias depois:
— Francisco, amigão, consegui outro trabalho: secretário de um deputado, salário modesto, de R$ 10.000. Está bom assim?
Francisco fica indignado:
— Não, Rodrigues! Tem que ser algo com um salário menor, eu quero que meu filho tenha vontade de estudar depois. Consegue outra coisa.

Dias depois...
— Chico, não sei se ele vai aceitar, mas tem um de assessor da câmara que é só de R$.7.500...
— Não, não! Ainda é muito, aí é que ele não estuda mais mesmo...
— Olha, Chico... a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca de R$ 4.800 por mês e nada mais...
— Rodrigues, isso não, por favor, alguma coisa de 1.000 a 2.500, no máximo, e olhe lá!
— Isso é impossível, Chico!
— Mas... por quê?
— Porque, com este salário aí, eu só tenho vaga para professor ou médico... E aí precisa de CURSO SUPERIOR, MESTRADO, DOUTORADO... Aí fica muito difícil, porque tem que estudar!

(*)Comentário do editor, MBF. Este texto aparece no site de origem como piada, mas infelizmente é a mais dura realidade. Não vejo esta estorinha como uma piada. Qualquer assessor do assessor do assessor para assuntos aleatórios ganha mais que professor. Em muitos casos, até mais que médico.




Nenhum comentário: