CLAUDIA ALTAMIRANO
O país está atrás apenas do Chade,
da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking do índice de corrupção da
organização suíça
O Brasil
é a quarta nação mais corrupta do mundo, segundo
o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial. O país está atrás apenas
do Chade, da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking. A corrupção é um dos
elementos que a organização suíça inclui em seu índice anual de
competitividade, baseado em uma pesquisa com 15.000 líderes empresariais de 141
economias do mundo.
As três
perguntas feitas a esses executivos foram: “O quanto é comum o desvio de fundos
públicos para empresas ou grupos?”; “Como qualifica a ética dos políticos?”; e
“O quanto é comum o suborno por parte das empresas?”. Em uma escala de um a
sete, em que, quanto maior a nota, maior é a transparência, o Brasil recebeu
2,1, segundo análise publicada pela Business Insider. Em um
estudo divulgado pela Transparência Internacional, no início do ano, o país
ficou em 76º colocado em uma lista sobre a percepção de corrupção do mundo
entre 168 países.
Entre as
10 nações mais corruptas do ranking do Fórum Econômico Mundial, cinco são latino-americanas: Venezuela, à frente, com nota 1,7;
Bolívia, com 2; Brasil e Paraguai, ambos com 2,1; e República Dominicana, com
2,2--, mas que não são membros da Organização
para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o think tank a
cujo pertencimento define a fronteira entre os países industrializados ou não.
AS NAÇÕES DESENVOLVIDAS MENOS
TRANSPARENTES
Segundo
o Foro Econômico Mundial, os países desenvolvidos com maiores índices de
corrupção são:
1.
México (2,5)
2.
Eslováquia (2,7)
3.
Itália (3,1)
4.
Hungria (3,1)
5.
Grécia (3,2)
6.
República Tcheca (3,3)
7.
Espanha (3,4)
8.
Coreia do Sul (3,5)
9.
Polônia (3,7)
10.
Eslovênia (3,7)
(Fonte:
BusinessInsider )
Um
relatório do Fórum publicado em junho assinalava a corrupção como o maior
problema que a América Latina precisa enfrentar, segundo seus líderes políticos
e empresariais. Escândalos como o da Petrobras, no Brasil, as
acusações contra a ex-presidenta da Argentina Cristina
Kirchner e o suborno de que é acusado o ex-governante guatemalteco
Otto Pérez-Molina mantiveram a região estagnada, nesse aspecto, em relação aos
índices de 2014 e 2015.
O México
aparece entre os primeiros lugares do mundo desenvolvido com o mais complexo e
abrangente de seus problemas: a corrupção. O Fórum Econômico Mundial coloca o
país como a décima-terceira nação mais corrupta do mundo. Mas, excluindo-se da
lista os países menos industrializados, o México fica com a liderança. Segundo
o Fórum, o fator que o eleva ao primeiro lugar é o crime organizado.
O caso
do México, no entanto, parece ser o mais alarmante, por se tratar de uma
economia mais avançada do que a dos demais países da região. No índice global
de competitividade, ele ocupa o 51º lugar de um total de 138, tendo subido seis
pontos graças a uma eficiência maior de seus mercados, e mantém uma longa série
de fatores que assustam os investidores: a corrupção, o mais grave, é seguida
pelo crime organizado e outros fatores administrativos como a ineficiência da
burocracia e a política fiscal.
“A
educação básica continua a ser uma fragilidade significativa para a sua
competitividade se comparada a outros líderes regionais e mundiais, além do
fato de que a qualidade institucional recuou. A economia mexicana foi atingida
pela queda dos preços do petróleo, um comércio internacional fraco e a
consequente queda na produção industrial”, assinala o Foro em seu texto sobre o
México.
Crise ambiental urbana
A
corrupção nesse país latino-americano não apenas afeta negativamente a
possibilidade de realização de negócios, de acordo com o índice, mas também
atinge o seu meio ambiente. Em março, a capital mexicana passou pela sua pior
crise ambiental em 14 anos: a poluição do ar subiu a níveis perigosos para a
saúde da população e o Governo local aplicou um polêmico programa para reduzir
imediatamente o nível de partículas tóxicas.
Em
relatório publicado em maio, o próprio Fórum relatava uma série de práticas que
frustram as tentativas realizadas de melhorar a qualidade do ar: subornos nos
centros de verificação veicular; transportes públicos sob controle privado, o
que fragiliza a fiscalização; e “malversação de fundos na nova linha do metrô
da Cidade do México, inaugurada em 2012 e fechada pouco depois devido a falhas
estruturais.
Jornal El Pais
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