Leonardo de Siqueira
Lima e Marcel van Hattem
Enquanto
um cidadão levar 83 dias para abrir uma empresa e for mais barato enviar um
contêiner para Pequim que para Brasília, qualquer estímulo econômico terá
relevância menor.
O clichê é surrado mas verdadeiro: empreendedor, no Brasil, é de fato um herói.
Da
porteira para dentro, empreendedores têm de lidar com uma enorme burocracia.
Demora-se em média 83 dias para abrir uma empresa no Brasil enquanto nossos
quase vizinhos chilenos demoram apenas três. No entanto, se abrir o próprio
negócio já é uma tortura, ao tocá-lo no dia a dia percebe-se que aquele foi
apenas o primeiro obstáculo. Empreendedores brasileiros levam em média 2,6 mil
horas por ano só preenchendo a papelada. Os bolivianos, em segundo lugar, levam
menos da metade do tempo: 1.025 horas. Da porteira para fora os desafios não
são menores. Sai mais de três vezes mais caro transportar um contêiner de São
Paulo até Brasília (US$ 240) do que fazê-lo chegar à China (US$ 75)!
Esses
entraves à produção de riqueza resumem bem a nossa situação: não somos
competitivos. Mais do que isso: perdemos terreno a cada ano. O Fórum Econômico
Mundial divulga anualmente o Índice de Competitividade Global, relatório que
avalia 138 países em fatores como instituições, infraestrutura, ambiente
macroeconômico etc. Nos últimos quatro anos o Brasil despencou: foi da 48.ª
posição em 2012 à 57.ª em 2014, até atingir a atual e vergonhosa 81.ª posição.
Mas de que importa essa tal competitividade?
As economias mais competitivas foram
as menos afetadas pela recessão em 2008
Primeiro,
países mais produtivos são aqueles cujos indivíduos produzem mais riqueza com o
que têm à disposição, possibilitando um maior padrão de vida para os cidadãos;
segundo, países mais produtivos oferecem maiores retornos sobre os
investimentos, o que é importante para as empresas que buscam novos mercados
decidirem onde vão investir, resultando em crescimento econômico; e, por
último, competitividade implica em estabilidade econômica. Dados do relatório
confirmam que as economias mais competitivas foram as menos afetadas pela
recessão em 2008.
No topo
da tabela dos mais competitivos estão Suíça, Cingapura, Estados Unidos e
Alemanha. Nas últimas posições, Iêmen, Mauritânia, Chade e Burundi representam
a ausência quase total de livre mercado. Basta uma rápida olhada no PIB de cada
país para vermos que há uma forte relação entre crescimento econômico e
competitividade. Não há coincidência, portanto. Para que um país seja mais rico
é necessário que seja mais competitivo.
O
relatório deste ano trouxe uma conclusão nova: estímulos monetários não foram –
porque não são! – suficientes para incentivar o crescimento econômico. Para
estimular o crescimento, conclui o relatório, é necessária uma reforma no
ambiente de negócios.
Mais uma
vez, entendemos por que o Brasil regrediu nos últimos anos. Na tentativa de
buscar o crescimento econômico usando sua Nova Matriz Econômica, o governo de
Dilma Rousseff incentivou a desvalorização da moeda e forçou as taxas de juros
para baixo mesmo com a inflação em trajetória de alta. Como corolário, o
governo ignorou as reformas microeconômicas necessárias.
Com o
advento de um novo governo, que tem prometido reformas profundas, espera-se que
seja dada prioridade àquelas que garantam um ambiente mais favorável aos
negócios. Enquanto um cidadão levar 83 dias para colocar de pé uma empresa e
for mais barato enviar um contêiner para Pequim que para Brasília, qualquer
estímulo macroeconômico terá relevância menor. Mais competitividade depende de
garantir ao indivíduo – aquele que não almeja ser nenhum herói à força, mas
quer apenas exercer sua vocação empreendedora – as condições necessárias para
que crie riqueza com liberdade e responsabilidade. A escolha é simples: ou
fazemos a lição de casa, reduzindo burocracia e impostos, ou nos conformamos
com mais uma queda no ranking de competitividade em 2017.
Leonardo de Siqueira
Lima
Mestre
em Economia pela Barcelona Graduate School of Economics, é consultor da GO
Associados e fundador do site Terraço Econômico.
Marcel van Hattem
Mestre
em Ciência Política pela Universidade de Leiden, é deputado estadual no Rio
Grande do Sul.
Gazeta do Povo
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