domingo, 26 de março de 2017

Putin recebe Le Pen no Kremlin em reunião surpresa

Editorial – DW

Após encontro, candidata da extrema direita francesa elogia presidente como representante de uma "nova visão" de mundo. Líder russo nega acusações de que Moscou pretenda interferir em eleições na França.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou sexta-feira (24/03) uma reunião surpresa com a candidata presidencial francesa Marine Le Pen, do partido de extrema direita Frente Nacional.

O líder russo negou acusações de que a Rússia pretenda influenciar as eleições na França, agendadas para 23 de abril e 7 de maio – algo que tem igualmente rebatido no caso do pleito que elegeu Donald Trump nos Estados Unidos. 

O encontro aconteceu horas após uma visita previamente anunciada de Le Pen à Duma (câmara baixa do Parlamento russo). "Ele [Putin] representa uma nação soberana", disse a candidata populista a repórteres, afirmando acreditar que o presidente russo uma nova visão de mundo.

"Um novo mundo surgiu nos últimos anos. Esse é o mundo de Vladimir Putin, de Donald Trump nos Estados Unidos, de [Narendra] Modi na Índia", prosseguiu. "Acho que sou provavelmente uma das pessoas que compartilham com todas essas grandes nações essa visão de cooperação, e não de subserviência – uma visão militante que tem sido expressada frequentemente pela União Europeia."

A membros da Duma, ela defendeu um esforço conjunto entre Moscou e Paris para salvar o mundo da globalização e do fundamentalismo islâmico.
Antes da reunião com Le Pen, Putin defendeu a realização do encontro: "Damos grande importância a nossas relações com a França, mas, ao mesmo tempo, tentamos manter relações igualitárias com as autoridades atuais e com representantes da oposição", afirmou.

"É claro que sei que a campanha eleitoral na França está em curso", continuou Putin. "Não queremos influenciar os eventos de forma alguma, mas nos reservamos o direito de conversar com representantes de todas as forças políticas do país, assim como fazem nossos parceiros na Europa e nos Estados Unidos", argumentou.

Após o encontro, a candidata populista disse a jornalistas que o objetivo de sua visita não foi aumentar suas chances de ser eleita. O encontro com Putin, no entanto, tem grandes chances de ser aprovado por seus eleitores, muitos dos quais admiram a posição conservadora do líder russo diante de questões sociais e morais.

DW – Deutsche Welle

Nenhum comentário: