(*)
Dia 11 de novembro, o China Media
Group (CMG, sigla em inglês), o maior grupo de comunicação do país, assinou um
memorando de cooperação com o Grupo Globo no Rio de Janeiro. Ambos realizarão
cooperações em cinema, televisão, esporte, entretenimento, 5G e outras áreas.
No mesmo
dia, o presidente do CMG, Shen Haixiong, e o presidente do Grupo Globo, Roberto
Irineu Marinho, tiveram um encontro, discutindo sobre o aprofundamento das
cooperações. O cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, participou do
evento.
Shen
Haixiong apontou que as cooperações entre a China e o Brasil são consideradas
como um exemplo de cooperação entre os países em desenvolvimento. A
participação do presidente chinês, Xi Jinping, para a Cúpula do BRICS, no
Brasil, vai promover a amizade e as cooperações bilaterais entre os dois países
para um novo patamar. Segundo ele, com base no compartilhamento de recursos de
notícias com o Grupo Globo, o CMG quer explorar mais cooperações em áreas como
a troca de programas, produção conjunta, utilização de tecnologia de 4K/8K e
5G.
Roberto
Irineu Marinho disse que o desenvolvimento do CMG é impressionante. Ele quer
aproveitar as plataformas de radiodifusão, televisão e novas mídias, para
desenvolver mais cooperação com o CMG em áreas como produção conjunta de
telenovela, troca de conteúdo de programa, aplicação de nova tecnologia e o
intercâmbio pessoal.
Criado
por meio da fusão da Televisão Central da China (incluindo a China Global
Television Network), a Rádio Nacional da China e a Rádio International da
China, o CMG foi formalmente estabelecido em 19 de abril de 2018. O Grupo opera
47 canais de televisão, dos quais sete deles são internacionais e oferecem
conteúdo de seis idiomas para 162 países e regiões em todo o mundo, além de 17
frequências de rádio direcionadas ao público chinês e programação de rádio em
44 idiomas estrangeiros direcionados ao público global. Também administra três
grandes sites de notícias e 20 jornais e periódicos de circulação nacional. O
CMG é a principal organização de mídia do mundo em escala de operações, com as
linhas de negócios mais abrangentes, a maior produção de programas e as maiores
coberturas.
Site
chinês em português:
(*) Comentário
do editor do blog-MBF: no
mesmo dia o Sr. João Saad, acionista majoritário do Grupo BAND, anunciou um
contrato igual com esta empresa chinesa, China Media Group.
Preocupante, que as duas maiores
Redes de Televisão e Rádio do Brasil, passem ao controle dos chineses.
Sim, esse papo de cooperação é para
inglês ver, ou brasileiro ver, mas não cola.
Como o Governo cortou a verba
milionária de publicidade, eles se venderam aos compradores do momento, os
chineses. Antes eram os americanos. Antes ainda, eram os ingleses.
Esta é nossa elite. Ou o Governo do
momento os sustenta a peso de ouro, ou se vendem.
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