sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Bolívia forma novo Tribunal Supremo para convocar eleições

Reuters

A Assembleia Legislativa da Bolívia elegeu, na madrugada desta quinta-feira (19), as novas autoridades do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), que convocará eleições gerais no início de janeiro depois que a votação presidencial de outubro foi anulada por alegações de fraude.

Em uma sessão que começou na noite de quarta-feira e durou até as primeiras horas da quinta-feira, os parlamentares elegeram seis membros do TSE dentre 155 candidatos que chegaram à última fase de um processo de seleção iniciado em 30 de novembro.

"Houve um acordo entre as três bancadas que nos permitiu escolher um novo Tribunal Superior Eleitoral que dará credibilidade e confiabilidade aos cidadãos e que nos levará a eleições limpas", disse o presidente da Comissão de Constituição do Senado, Óscar Ortiz.

Por votação, foram indicados Daniel Atahuachi, María Angélica Ruiz, Óscar Hassenteuffel, Francisco Vargas, Rosario Baptista e Nancy Gutiérrez.

Novo calendário de eleições até 2 de janeiro
O grupo, que tomará posse nas próximas horas, terá que apresentar em 2 de janeiro um calendário e a convocação de eleições para escolha do presidente, do vice-presidente e dos parlamentares nacionais.

"Depois que a eleição é convocada, há um prazo de até 120 dias para a eleição acontecer, e o corpo eleitoral cumprirá esse prazo", disse Salvador Romero, delegado do governo no TSE.

A Bolívia tenta deixar para trás uma crise política e social que resultou na renúncia do ex-presidente Evo Morales, acusado de promover fraudes para alcançar um quarto mandato consecutivo.

R7 Internacional

Nenhum comentário: