quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O esquerdismo é apenas um grande vazio

Maurício Mühlmann Erthal

O predomínio da esquerda nas faculdades de humanas se dá fundamentalmente por pura incapacidade dos professores e alunos de compreenderem teorias e pensadores mais complexos. A grande maioria não tem a menor noção do que realmente pensaram ou disseram Hegel, Platão, Kant, Nietzsche, Heidegger e tantos outros verdadeiros pensadores. Os alunos saem da faculdade com o diploma na mão quase sempre tão vazios quanto entraram. Pior, saem confusos.

Expostos a 100 pensadores diferentes, cada qual com 100 teorias diferentes, e também a 100 outros críticos e contestadores que discordam ou até mesmo desprezam os 100 primeiros, só resta aos alunos sentir uma profunda agonia e a total congestão do espírito. Semelhante a produção de patê de foi gras, onde se entope um pato de comida até o seu fígado inchar ao máximo por congestão forçada, o aluno impedido de uma correta digestão de conteúdos profundos, seja por professores medíocres (a grande maioria), seja por limites da inteligência do próprio aluno, sofre o mesmo processo. Aliás, muitas vezes um professor seria mais útil se aconselhasse certos alunos a experimentarem outros cursos.

Os alunos não "escolhem" o marxismo porque é a teoria que melhor responde aos problemas políticos ou explica de forma mais abrangente a realidade, mas porque, além de ser o que é mais oferecido, é o único que a sua inteligência, ou falta dela, consegue captar. E pior, captam errado, pois adotam apenas as partes que servem ao seu inconsciente guiado pelo ódio, ressentimento e inferioridade. Aliás, quase todos sequer lêem os principais teóricos apresentados, são simplesmente levados a 'acreditar' que esses teóricos odeiam as mesmas coisas que eles e os adotam.

O infame Lênin escreveu um livro em que critica o 'esquerdismo', a que chama de "uma doença infantil do comunismo". Lendo este livro vemos que o 'esquerdismo' que Lênin acusa ser mera "doença infantil" ainda está muito acima do 'padrão' do 'esquerdismo' brasileiro. Lênin aponta em seu livro os equívocos de quem ao menos estudou as bases teóricas do movimento mas se equivocou, o que decididamente não é no caso brasileiro.

Com isso não estou supondo ser os 'esquerdismos' europeu ou americano, por exemplo, muito superiores, de forma alguma. O que quero dizer, em princípio, é que o fenômeno do 'esquerdismo' atual não é mais propriamente uma ameaça ideológica, com teorias sérias, bem fundamentadas e bem embasadas, mas antes um fenômeno de psicologia de massa, um fenômeno irracional. Por isso é tão difícil combatê-lo. Suas teorias caducaram há décadas, inclusive as econômicas, mas ainda compõem um vasto arsenal de mentiras usadas por mentes criminosas e mal-intecionadas para manipular uma imensa massa de idiotas ressentidos.

A maior dificuldade em combatê-lo é o fato de não se tratar mais de um fenômeno da razão, mas da "emoção". Nossa linguagem política atual não faz mais referências a uma realidade externa na qual poderíamos testar a validez das idéias, mas reportam-se apenas à sensação de pertencimento a grupos pré-determinados que usam termos identificadores. Por mais que alguém faça uso da construção de um raciocínio 'frio', lógico, claro e embasado nos fatos, a simples identificação de termos contaminados por sentimentos de ódio, por exemplo, impede e destrói toda a comunicação e apenas reforça alguma "senha" de pertencimento a determinado grupo.

Após as três principais tentativas de se estruturar um dos conceitos chave do marxismo, o de "luta de classes", sendo esses o proletariado, estudantes e lumpemproletariado (séc XIX e metade do XX), o seu modelo teórico esgotou-se completamente. O próprio fundamento teórico dos chamados materialismo histórico e materialismo dialético, que embasaram o tal "socialismo científico", podiam enganar alguns intelectuais ignorantes do século XIX, quando da recente implantação do capitalismo industrial, mas atualmente, em um século "quântico", "atômico" e "digital" é impossível!

Tentar corrigir as "injustiças sociais" por meio de uma revolução do proletariado seria impensável atualmente até mesmo para o stalinista mais convicto e fanático, desde que possuidor de alguma cultura, é claro. A tentativa recente, após a queda do muro de Berlim, de deslocar o significado de "classe oprimida" para o planeta, criando um apelativo "marxismo ecológico", pode até parecer para alguns uma solução interessante, mas seduz apenas os idiotas (os que engoliram a farsa Greta Thunberg, por ex.). E de que adiantaria reposicionar este conceito pela quarta vez se agora todo o corpo teórico fundante que o circunscrevia já desmoronou? Vemos inclusive que este 'falso conceito', capitalismo malvado (masculino) versus Pacha Mama (feminino), já foi devidamente apropriado pelos "globalistas", que inclusive há décadas cooptaram e controlam as próprias esquerdas como armas para usá-las na implementação de um governo mundial. E grande parte dos esquerdistas sequer percebe isso devido a sua origem lumpemproletária desprovida de qualquer forma de inteligência e de ânimo ressentido e rancoroso.

Este governo único é visto como uma boa solução político-econômica por alguns grupos muito poderosos. Em tese responderia aos desafios modernos da globalização praticada hoje em sua quase totalidade por um 'falso' capitalismo corporativo-financeiro (metacapitalismo) que precisa, para se mover livremente, eliminar completamente a forma política e as resistências dos Estados-nação, para isso sabotando tudo que os sustentam e lhe dão significação como família, tradições, religiões, fronteiras, etnias, culturas, etc.

(Não custa lembrar que globalização, a integração comercial entre paises, se bem conduzida, é algo bom, mas que o "globalismo" ou governo mundial, seria o maior e pior pesadelo de toda a humanidade. Qualquer hora escreverei mais sobre isso).

Facebook


Nenhum comentário: