quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Para quê serve o Estado ?

Martim Berto Fuchs

Sem entrar na história da civilização, na sua evolução, nas suas complexidades, poderíamos dizer que a comunidade criou o Estado para atender suas necessidades coletivas, começando por Segurança.
Segurança contra outras comunidades, e segurança contra membros da sua própria comunidade. Em vez de cada elemento da comunidade providenciar segurança para si e para sua pequena comunidade (família), contribuia com uma pequena parcela do seu ganho para que houvesse segurança coletiva.

Infra-estrutura. Da mesma forma as vias de locomoção. Contribuindo com mais uma pequena parcela do seu ganho, ruas e estradas seriam construídas para o uso coletivo.

As disparidades de ganho financeiro entre os membros da comunidade, levou esta, mediante mais uma pequena parcela dos ganhos dos seus membros, a instituir escolas com o ensino gratuito e atendimento em saúde da mesma forma.

Estado. Alguém tinha que receber estas pequenas parcelas do ganho de cada membro da comunidade e tornar realidade a sua finalidade. Aí entra a serventia do que chamamos de Estado. Basicamente, atender as necessidades coletivas da comunidade em Segurança, Infra-estrutura, Educação e Saúde.

A comunidade então, através de seus membros, deveria estruturar e dimensionar o Estado para que este, da melhor forma possível, com os valores que lhe foram confiados, exercesse esse desiderato.

Deveria. A triste realidade é que os membros da comunidade que criaram o Estado, também se outorgaram o direito de tornar o Estado patrimônio particular. Passaram a receber pequenas parcelas do ganho de cada membro da comunidade para mantê-lo, e à medida que gastavam a contribuição de forma irresponsável, descabida e supérflua, passaram a EXIGIR valores cada vez maiores, não mais para atender as demandas básicas que originaram sua criação, mas apenas para manter-se como fim em si mesmo, sem se preocupar em retornar à comunidade, os serviços pelo qual foram pagos.

Democracia (Governo, poder do povo). Após a Primeira Guerra Mundial, os donos do Estado começaram criar as Nações e à elas aplicar o termo Democracia,  para encobrir que apenas os rótulos estavam sendo alterados; a essência continuava exatamente a mesma. Cem anos se passaram e continuamos com a OBRIGAÇÃO de sustentar o Estado. Este nos devolve as sobras, e se não sobrar nada, como quase sempre acontece, nos cobra mais, sob pena de multa e prisão.

Este é o desafio que temos pela frente. Um primeiro passo, pois o desafio é grande, o Governo Bolsonaro se propos realizar, começando por inverter o fluxo da arrecadação, fazendo com que retorne à quem de direito: a comunidade.

Os “donos” do Estado não estão aceitando a perda daquilo que consideram propriedade particular. Sim, o Estado no Brasil tem dono, e não somos nós, e os “donos” declararam guerra, abertamente.

Este tem que ser nosso foco, e não podemos permitir que nos desviem a atenção com assuntos menores, como já estão fazendo, e como, infelizmente, muitos estão aceitando.


Ou o Estado representa a comunidade, ou esta estrutura de poder que o mantém tem que ser totalmente desmontada, e instituída uma nova.

Nenhum comentário: