Roberto
Rachewsky
Jovens
invadem e depredam aquele que deveria ser o mais sagrado dos lugares. Não
é uma igreja, não é um palácio, não é um estádio, é uma escola. Escolas
são espaços sagrados, não no sentido divino ou religioso, mas compreendido como
um ambiente a ser venerado porque ali se busca o saber, o conhecimento. É ali
que se exercita a razão, nossa única ferramenta para a preservação da vida.
Escola
não é lugar onde se produz e difunde dogmas, como uma igreja, também não é onde
se possa produzir coerção, como num palácio ou um área para se deixar mover
pela paixão, como num estádio e jamais deve ser um local cunhado para se
aprender a obedecer os outros.
Escola
é lugar para a descoberta da verdade. Para apreender o uso adequado
da razão, para se conhecer a realidade, a lógica e descobrir a
natureza. Deve-se recusá-lo como um ambiente de doutrinação, catequese,
cooptação e arrebatamento.Lá é o território para se construir mentes
livres e independentes, capazes de gerar valor com base no entendimento. Entendimento
de como as coisas funcionam e como se pode cooperar para aprimorá-las.
Escolas,
igrejas, palácios e estádios são lugares simbólicos, cada um com o seu
significado. Todos podem abrigar pessoas com boas ou más intenções. No
entanto, não há sítio onde a ação humana tem maior e mais duradoura repercussão
do que numa escola. É ali que se investe no futuro, é ali que se constrói,
quase que irreversivelmente, a próxima geração.
Escolas
deveriam ser mantidas, pedagógica, operacional e financeiramente, como as
mentes de seus frequentadores, livres e independentes, longe dos dogmas, longe
da coerção, longe das paixões.
Instituto
Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário