DefesaNet
Pesquisa
sobre a imagem do Exército Brasileiro
O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), seguindo orientação do Comando do Exército, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de opinião de âmbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que a sociedade brasileira possui do seu Exército.
O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discussão em cinco Capitais brasileiras (Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda, foram aplicados questionários estruturados, que abrangeram todo o território nacional.
Os resultados alcançados foram expressivos, destacando-se que o Exército Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituição com maior disciplina, moral e credibilidade. Foram obtidas, ainda, respostas relevantes sobre a percepção acerca da função principal do Exército, do Serviço Militar Obrigatório, das Escolas Militares, da Infraestrutura do Exército, das missões da Força no Brasil e no exterior, da contribuição para a economia do País, do papel do EB na política, dos Governos Militares e da Comunicação da Instituição com os seus diversos públicos.
Em resumo, o Exército é visto como uma instituição que transmite confiança e credibilidade. O resultado atingido quanto à confiabilidade foi de 80,1% dos que acreditam que o Exército é uma Instituição séria e confiável.
Os resultados da pesquisa foram apresentados na 306ª Reunião do Alto-Comando do Exército (306ª RACE), no mês de maio, e nortearão as principais iniciativas e ações propostas para a comunicação social da Força, como exemplo, cita-se a maior aproximação com os formadores de opinião e a Campanha “Exército Brasileiro, eu confio!”.
O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), seguindo orientação do Comando do Exército, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de opinião de âmbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que a sociedade brasileira possui do seu Exército.
O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discussão em cinco Capitais brasileiras (Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda, foram aplicados questionários estruturados, que abrangeram todo o território nacional.
Os resultados alcançados foram expressivos, destacando-se que o Exército Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituição com maior disciplina, moral e credibilidade. Foram obtidas, ainda, respostas relevantes sobre a percepção acerca da função principal do Exército, do Serviço Militar Obrigatório, das Escolas Militares, da Infraestrutura do Exército, das missões da Força no Brasil e no exterior, da contribuição para a economia do País, do papel do EB na política, dos Governos Militares e da Comunicação da Instituição com os seus diversos públicos.
Em resumo, o Exército é visto como uma instituição que transmite confiança e credibilidade. O resultado atingido quanto à confiabilidade foi de 80,1% dos que acreditam que o Exército é uma Instituição séria e confiável.
Os resultados da pesquisa foram apresentados na 306ª Reunião do Alto-Comando do Exército (306ª RACE), no mês de maio, e nortearão as principais iniciativas e ações propostas para a comunicação social da Força, como exemplo, cita-se a maior aproximação com os formadores de opinião e a Campanha “Exército Brasileiro, eu confio!”.
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