1. Serão no máximo 12 impostos, 3 taxas, 1 multa e 3 royalties.
2. Só podem ser alterados pelo Poder Constituinte à cada 5 anos.
3. Toda arrecadação é contabilizada na Secretaria Nacional de Finanças e depois transferida automaticamente para seu destino previamente estabelecido.
1. Este projeto prevê antecipadamente o destino de todos recursos arrecadados entre as Secretarias. Deve ser aprimorado com os dados que o governo dispõe.
2. Uma segunda opção, é destinar 80% dos recursos da maneira exposta e 20% à critério dos respectivos Congressos, Nacional, Estadual e Municipal.
O que é impensável é o modelo existente atualmente no Brasil.
1. IMPOSTOS
1. ISR - Imposto sobre Rendimentos
Parte do ISR da taxação sobre salários
| ||||
Item
|
Faixa
salarial
|
Faixa
Média
|
Total
taxação
|
ISR
s/total
|
0
|
400 – 600
|
500,00
|
40%
|
0%
|
1
|
601 – 1000
|
800,00
|
100%
|
62%
|
2
|
1001 – 2000
|
1.500,00
|
95%
|
62%
|
3
|
2001 – 3000
|
2.500,00
|
90%
|
62%
|
4
|
3001 – 4000
|
3.500,00
|
85%
|
62%
|
5
|
4001 – 5000
|
4.500,00
|
80%
|
62%
|
6
|
5001 – 7500
|
6.250,00
|
75%
|
62%
|
7
|
7501 – 10000
|
8.750,00
|
70%
|
62%
|
8
|
10001 – 12500
|
11.250,00
|
65%
|
62%
|
9
|
12501 – 15000
|
13.750,00
|
61%
|
62%
|
10
|
15001 – 17500
|
16.250,00
|
58%
|
62%
|
11
|
17501 - 20000
|
18.750,00
|
54%
|
62%
|
12
|
20001 – 25000
|
22.500,00
|
50%
|
62%
|
13
|
25001 – 30000
|
27.500,00
|
50%
|
63,5%
|
14
|
30001 – 35000
|
32.500,00
|
50%
|
65%
|
15
|
35001 – 40000
|
37.500,00
|
50%
|
66,5%
|
16
|
40001 – 45000
|
42.500,00
|
50%
|
68%
|
17
|
45001 - 50000
|
47.500,00
|
50%
|
69,5%
|
18
|
50001 – 60000
|
55.000,00
|
50%
|
70%
|
19
|
60001 – 70000
|
65.000,00
|
50%
|
71%
|
20
|
70001 – 80000
|
75.000,00
|
50%
|
72%
|
21
|
80001 – 90000
|
85.000,00
|
50%
|
73%
|
22
|
90001 à .........
|
95.000,00
|
50%
|
74%
|
ISR - Imposto sobre Rendimentos - Receitas
| |
Sobre o salário dos trabalhadores das Emp.Soc.
|
1,5813 tri
|
Sobre a participação nos lucros das Emp.Soc.
|
187,412 bi
|
sub-total 1
|
1,7687tri
|
Gastos do governo com salários dos Trab.Púb.
|
171,384 bi
|
Gasto do governo com FIPS dos Trab.Públicos
|
53,052 bi
|
sub-total 2
|
(-)224,43 bi
|
Saldo para outras rúbricas
|
(+)1,544 tri
|
2. Imposto único sobre meios de transporte novos (somente na indústria)
3. Imposto anual sobre meios de transporte usados
3. Imposto anual sobre meios de transporte usados
4. Imposto único sobre peças de reposição para meios de transporte (somente na indústria)
5. Imposto sobre o transporte de pessoas e mercadorias
6. Imposto sobre Energia, Combustíveis e Mineração. (Finalidade provisória)
7. Imposto sobre Operações Financeiras. (Finalidade provisória)
8. Imposto sobre o lucro extra das Empresas Sociais.
9. ISIP - Imposto para Segurança do Indivíduo e da Propriedade.
10. Imposto sobre Bebidas Alcoólicas, Tabacos, Perfumarias, Cosméticos, Jóias.
9. ISIP - Imposto para Segurança do Indivíduo e da Propriedade.
10. Imposto sobre Bebidas Alcoólicas, Tabacos, Perfumarias, Cosméticos, Jóias.
11. Imposto sobre Hospedagem Turística.
12. Imposto sobre importações.
Toda política externa - importações & exportações – será executada visando o bem do país. O ganho do governo será em conseqüência; manutenção e geração de empregos.
2. TAXAS MUNICIPAIS & ALVARÁS
As Prefeituras, Estados e União, não poderão criar taxas. Cobrarão somente pelas taxas e alvarás previstas e autorizadas pelo Poder Constituinte.
1. Lixo.
2. Esgoto.
3. Iluminação pública.
3. PEDÁGIOS
As estradas terão pedágio. No entanto, será o governo que pagará o valor. Junto as catracas, serão instalados pardais, que fotografarão os veículos e suas placas. Diante desses relatórios mensais, o governo pagará às concessionárias. Em vez de DAER e DNER cuidarem das estradas, ela serão cuidadas e conservadas por Empresas Sociais concessionadas criadas por ex-funcionários principalmente dos órgãos extintos.
2. Esgoto.
3. Iluminação pública.
3. PEDÁGIOS
As estradas terão pedágio. No entanto, será o governo que pagará o valor. Junto as catracas, serão instalados pardais, que fotografarão os veículos e suas placas. Diante desses relatórios mensais, o governo pagará às concessionárias. Em vez de DAER e DNER cuidarem das estradas, ela serão cuidadas e conservadas por Empresas Sociais concessionadas criadas por ex-funcionários principalmente dos órgãos extintos.
4. MULTA
Só de trânsito e ainda assim TODA arrecadação terá que ser revertida para escolas de reciclagem e divulgação didática, educação nas escolas à partir do 2º grau e orientação do trânsito.
Só de trânsito e ainda assim TODA arrecadação terá que ser revertida para escolas de reciclagem e divulgação didática, educação nas escolas à partir do 2º grau e orientação do trânsito.
5. ROYALTIES sobre
1. Água = Aquiferos
2. Minério
3. Petróleo
IMPOSTOS - Origem e distribuição
| |
1
|
ISR – sobre Rendimentos
|
Secretarias contempladas
| |
Administração
| |
Agronegócios e Reforma Agrária
| |
Ciência e Tecnologia
| |
Educação, Cultura e Esportes
| |
Emprego, Trabalho e Previdência Social
| |
Energia e Mineração
| |
Habitação e Saneamento Básico
| |
Meio-ambiente e reflorestamento
| |
2
|
único sobre meios de transporte novos
|
Secretarias contempladas
| |
Infra-estrutura - rodovias
| |
3
|
anual sobre meios de transporte usados
|
Secretarias contempladas
| |
Infra-estrutura – hidrovias e portos
| |
4
|
único sobre peças de repos. p/ meios de transp.
|
Secretarias contempladas
| |
Infra-estrutura - aeroportos
| |
5
|
sobre o transporte de pessoas e mercadorias
|
Secretarias contempladas
| |
Infra-estrutura - ferrovias
| |
6
|
sobre Energia, Combustíveis e Mineração
|
Secretarias contempladas
| |
Finanças (Finalidade provisória)
| |
7
|
sobre Operações Financeiras
|
Secretarias contempladas
| |
Emprego, Trabalho e Previdência Social
(Finalidade provisória)
| |
8
|
sobre o lucro extra das Empresas Sociais
|
Secretarias contempladas
| |
Meio-Ambiente
| |
9
|
ISIP - Imposto para Segurança do Indivíduo e da Propriedade
|
Secretarias contempladas
| |
Segurança
| |
10
|
sobre Bebidas Alcoólicas, Tabacos, Perfumarias, Cosméticos, Jóias
|
Secretarias contempladas
| |
Saúde
| |
11
|
sobre Hospedagem Turística
|
Secretarias contempladas
| |
Turismo
| |
12
|
sobre Importação
|
Secretarias contempladas
| |
Indústria, Comércio Interno e Externo, Serviços
| |
TAXAS
| |
1
|
Taxa Lixo
|
Secretarias contempladas
| |
Habitação e Saneamento Básico
| |
2
|
Taxa de água potável e Esgoto
|
Secretarias contempladas
| |
3
|
Taxa de Iluminação Pública
|
Secretarias contempladas
| |
Habitação e Saneamento Básico
| |
MULTA
| |
1
|
Multa de Trânsito
|
Secretarias contempladas
| |
Educação
| |
ROYALTIES
| |
1
|
Royalties água
|
Secretarias contempladas
| |
Habitação e Saneamento Básico
Infraestrutura
| |
2
|
Royalties minério
|
Secretarias contempladas
| |
Saúde
Infraestrutura
| |
3
|
Royalties petróleo
|
Secretarias contempladas
| |
Educação
Infraestrutura
|
SECRETARIAS e suas obrigações
| |
1
|
Administração
|
Controle de todos trabalhadores públicos e respectivas folhas de pagamentos.
| |
Centralização estatística das despesas correntes de todas Secretarias em todos os níveis.
| |
2
|
Agronegócios e Reforma Agrária
|
Responsabilidade pela política sócio-econômica do agronegócio, para levá-lo ao aprimoramento e desenvolvimento constante.
| |
Reforma agrária é mais do que apenas comprar terras de latifundiários ou improdutivas. Será da responsabilidade do governo que essas novas empresas sociais se desenvolvam dentro do novo paradigma não sectário nem ideológico.
| |
3
|
Ciência e Tecnologia
|
Investimento e responsabilidade com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
| |
4
|
Educação, Cultura e Esportes
|
Pagamento das mensalidades dos alunos, de acordo com sua renda.
| |
Ampliação das bibliotecas públicas, tanto no aspecto físico como na disposição de livros. Abolição das multas por atraso na devolução dos livros.
| |
Incentivo ao esporte amador através das escolas, mediante prêmios.
| |
5
|
Emprego, Trabalho e Previdência Social
|
Responsabilidade sobre o FIPS.
| |
Pagamento das aposentadorias do sistema atual, públicas e privadas, até sua extinção, para os que não optarem.
| |
6
|
Energia e Mineração
|
São setôres normalmente ligados ao governo, logo, o mesmo deverá criar empresas sociais para explorá-los, ficando com 26% do capital através de Holding., ou seja, permanece como principal acionista.
| |
7
|
Finanças. Banco Central
|
Contabilização de toda arrecadação pública e automática transferência para as Secretarias de direito.
| |
8
|
Habitação e Saneamento Básico
|
Programa “Minha Casa Minha Vida” da CEF, onde o governo subsidia a aquisição de casa própria para trabalhadores de baixa renda.
| |
Transferência dos recursos para as Secretarias Municipais para financiamento de saneamento básico que, de onde for possível, retorna pela taxa de esgoto.
| |
9
|
Indústria, Comércio Interno e Externo, Serviços
|
Responsabilidade pela política sócio-econômica da indústria, para fazer frente aos desafios da globalização e da desindustrialização.
| |
Controle sobre a demanda brasileira de produtos, para evitar escassez e inflação.
| |
Financiamento, antecipação dos valores referentes à exportação.
| |
10
|
Energia e Mineração
|
Responsabilidade pela política sócio-econômica destas duas importantes e decisivas áreas para o desenvolvimento do país.
| |
11
|
Meio-ambiente e reflorestamento
|
Compatibilizar o desenvolvimento brasileiro com o meio-ambiente.
| |
Renovação e aumento constante do número de árvores existentes e replantio de espécies de longa maturação – 30 anos – que está no ato de iniciar e manter.
| |
12
|
Saúde
|
Políticas preventivas, rígido controle das necessidades da população e principalmente das contas apresentadas pelas empresas sociais que atuam no setor.
| |
13
|
Segurança
|
Reestruturação de todo sistema de segurança da população e do país, adequando-os as necessidades atuais.
| |
14
|
Turismo
|
Setor muito mal explorado. Terá que se tornar uma fonte constante de divisas.
| |
TAXAS
| |
1
|
Lixo
|
A empresa social encarregada pela coleta também será responsável pelos locais onde será depositado e pelo reaproveitamento do mesmo. Cada cidade terá que ter uma empresa com controle acionário local.
| |
2
|
Água potável e esgoto
|
A empresa social encarregada – controle acionário da empresa pela Prefeitura conforme modelo já descrito - será responsável pelo abastecimento de água potável e pela construção e manutenção da rede de esgotos.
| |
3
|
Iluminação pública
|
A empresa social encarregada – controle acionário da empresa pela Prefeitura conforme modelo já descrito – terá como receita a taxa de iluminação pública.
| |
MULTA
| |
1
|
De trânsito
|
Administrada pela Secretaria de Infraestrutura-Rodovias, deverá atender escolas de reciclagem.
| |
Sinalização
| |
PEDÁGIO
| |
1
|
Pedágio
|
Substituir as cobranças aos motoristas, por fotos eletrônicas das placas dos veículos. De acordo com o veículo – a placa acusa - , as respectivas Secretarias, nacional, estaduais, regionais e municipais, farão o pagamento para a concessionária.
| |
ROYALTIES
| |
Água - Minérios - Petróleo
| |
Rateio dos royalties:
05% para o município
10% para a mesorregião
15% para o estado
70% para a união
|
8. Orçamentos públicos
Municipais: serão entregues para a mesorregião até 20 de setembro de cada ano.
Regionais: serão entregues para o Estado até 20 de outubro de cada ano.
Estaduais: serão entregues para a União até 20 de novembro de cada ano.
União: disponibilizará seu orçamento até 20 de dezembro de cada ano.
9. Distribuição dos recursos arrecadados
O Poder Constituinte determinará a repartição básica dos recursos arrecadados, entre municípios, mesorregiões, estados e união.
Mun-habitantes
|
Ret.
|
Repartição entre
| |||
Mun
|
Reg
|
Est
|
Un
| ||
Até 50 mil
|
150%
|
%
|
%
|
%
|
%
|
50 - 75 mil
|
140%
| ||||
75 - 100 mil
|
130%
| ||||
100 - 150 mil
|
120%
| ||||
150 - 200 mil
|
110%
| ||||
200 - 250 mil
|
100%
| ||||
250 - 500 mil
|
90%
| ||||
500 - 750 mil
|
80%
| ||||
750 - 1 milhão
|
70%
| ||||
1 – 1,5 milhão
|
60%
| ||||
1 - 2 milhão
|
50%
| ||||
2 – 2,5 milhão
|
40%
| ||||
+ 2,5 milhão
|
30%
|
10. Retorno automático dos Impostos
Este será o princípio de retorno dos Impostos para os estados, mesorregiões e municípios, subtraindo o que permanecerá com a União. É o Poder Constituinte que determinará essa tabela e só poderá ser alterada de 5 em 5 anos.
Os números certamente serão diferentes, mas a regra será esta.
Descentralização para melhor qualidade de vida em todos municípios, principalmente nos grandes centros.
Nota: será dada ênfase especial ao norte e nordeste nos primeiros 5 anos, para fazer com que muitos pequenos municípios tenham empresas sociais e comecem recolher impostos e com isso ter retorno cada vez maior nos anos seguintes.
11. Projeções Orçamentárias
1. Toda obra tem que ter início no ano da sua autorização.
2. Obras não podem ser autorizadas sem planilha de previsão de recursos, desde seu início até o final. Não podem ocorrer paralisações por falta de verbas, fato dos mais comuns atualmente, onde as obras são iniciadas apenas por questões políticas e eleitorais, sem nenhuma previsão para seu término. Isto ensejará demissão dos responsáveis, desde o chefe do Poder Parlecutivo até o Secretário responsável.
José Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP):
“Após 22 anos de vigência da Constituição Federal foram editadas mais de 3,7 milhões de normas tributárias e a cada hora são criadas duas novas.
Diariamente são publicados decretos, portarias e instruções normativas com alterações nas áreas tributária e fiscal. Muitas vezes, os textos são confusos, mal elaborados e contraditórios”.
QUESTÃO DE PARADIGMA.
Ao entregarmos uma parcela tão significativa dos rendimentos do nosso trabalho, NÃO podemos aceitar nem permitir que os Trabalhadores públicos eleitos por nós, façam mau uso dos mesmos.
Temos que ter a prerrogativa de cobrar eficiência e responsabilidade sobre a atuação dos mesmos e não apenas de 5 em 5 anos através das eleições e sim no mesmo ano da constatação de má gestão dos nossos recursos.
Foram escolhidos por nós, no nosso meio, para administrar os nossos recursos recolhidos na forma de IMPOSTOS e PREVIDÊNCIA SOCIAL.
Esses recursos NOS pertencem.
1ª edição, não impressa: 18/02/1996
2ª edição, não impressa: 2006
3ª edição, não impressa: 2010
4ª edição: capitalismo-social.blogspot.com.br em 04/12/2011
5ª edição, capitalismo-social.blogspot.com.br em 02/08/2012
Martim Berto Fuchs
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