quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Investidor americano diz que Petrobras deveria pedir recuperação judicial

Martim Berto Fuchs

“A Petrobras terá de recorrer à recuperação judicial para fazer frente à suas dívidas, disse Mark Mobius, presidente executivo da gestora Franklin Templeton Emerging Markets, considerado o guru dos mercados emergentes.

Nosso sistema político, que permite sermos "governados" por bandidos, já havia quebrado os bancos estatais dos estados. Os que não foram passados à iniciativa privada, como o BANRISUL, resolveram criar vergonha na cara e passaram à ser administrados com um mínimo de competência, apenas para não fechar as portas; mas continuam à ser administrados internamente pelos sindicalistas pelegos, em muito maior número que o necessário.

O BB, para que não quebrasse, durante o governo FHC tiveram que injetar 8 bilhões.

A CEF, nessa desgraça de desgoverno que nos assola atualmente (há 13 anos), já se discute a participação da iniciativa privada no seu controle acionário.

Nos dois governos do FHC, estatais foram "vendidas" porque estavam falidas. O que ainda salvou aquele governo e o Brasil, foi a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, hoje flagrantemente desrespeitada.

Petrobrás. Há anos venho vaticinando: - Vão quebrar a Petrobrás. Basta analisar a forma como ela é "administrada". Nenhuma empresa resiste ao que estão fazendo com a petroleira. Se somarmos a péssima administração à baixa do preço do barril de petróleo, ela não poderia mais resistir.

Motivos ? O mesmo de sempre. Empreguismo escancarado, 3 vezes mais pessoal do que o necessário, e, diga-se de passagem, em relação a média dos salários pagos nas empresas nacionais, os da Petrobrás são salários de 1º mundo. Do empreguismo, que já é corrupção e roubo, à orgia sem limites que vem caracterizando a Petrobrás, é um passo. Uma coisa leva a outra.

Enquanto forem os donos das organizações criminosas, também conhecidas como partidos políticos à imporem os candidatos, a ROUBALHEIRA vai continuar, desenfreada.

Assim como na Itália onde houve a operação Mãos Limpas (1992), mas a bandidagem (Berlusconi) já voltou à tomar conta do cenário político, nossa operação Lava Jato também um dia acaba.

Por que então nada muda, ou, muda para nada mudar ?
É porque não se ataca a causa do problema. Atacam-se as conseqüências, os efeitos, e as causas ficam intactas. Agora, por exemplo, estão atrás dos ladrões que operam junto às nossas empresas estatais. Mas, como sempre, os mentores da roubalheira posam de honestos, e escapam ilesos. Mesmo que ponham alguns deles na cadeia, por alguns dias, assim que a poeira baixar, recomeçam com o esquema. Claro, com novos atores.

O que precisamos atacar é a CAUSA e a causa se inicia no sistema político, que desde a imposição de candidatos - escolhidos à dedo entre os mais “maleáveis”, os quais somos obrigados referendar o menos pior, sob pena de multa, nesse simulacro que chamam de eleição -, segue com a colocação da grande família dos eleitos nas folhas de pagamento do setor público, todos muito bem empregados mesmo sabendo que trabalho não haverá.




Nenhum comentário: