quarta-feira, 27 de abril de 2016

Nova Avenida Mackenzie será liberada em junho


Maria Teresa Costa

A nova ligação viária de Campinas ao distrito de Sousas será inaugurada dia 6 de junho, com a abertura do prolongamento em 6,5 quilômetros da Avenida Mackenzie. Uma corrida, a Family Run, com percurso de 6 e 12 quilômetros para participação das famílias — incluindo crianças de 3 a 10 anos que terão um percurso especial para participar do evento — dará a largada para a entrega da obra, que exigiu R$ 62 milhões em investimentos privados. A sinalização vertical e horizontal, última parte da obra, está sendo implantada.

Com a extensão da avenida, disse o executivo da Entreverdes Urbanismo, Valdemar Gargantini Júnior, novas linhas de ônibus coletivo serão criadas, proporcionando um acesso mais cômodo e seguro ao distrito de Sousas e região. A Entreverdes Urbanismo é uma empresa de desenvolvimento urbano controlada pela Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País,

Nova opção
Hoje, a circulação entre Campinas e Sousas é feita apenas por um único acesso, o corredor da Rodovia Heitor Penteado e Avenida Mário Garnero. Atualmente, o volume diário na via expressa, próximo ao trevo, é de 50 mil veículos nos dois sentidos. Na Avenida Mackenzie, esse fluxo é de 25 mil nos dois sentidos e na Avenida Antônio Carlos Couto de Barros (no distrito de Sousas), de 35 mil nos dois sentidos.

O prolongamento está sendo feito pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM. É uma avenida de mão dupla, com três faixas em casa sentido, iluminação total do acesso principal e monitoramento em todo o percurso, informou Gargantini Júnior. Cada sentido terá 9 metros de largura e três faixas de rolamento. Também haverá calçamento para uso de pedestres e pontos de ônibus.

Será implementada uma ciclovia no canteiro central, para uso de ciclistas mesmo com trânsito aberto, com 6,5 quilômetros, que contará com iluminação apropriada e sinalização de trânsito.

Projetada para ser moderna
Segundo as empresas responsáveis pela obra, a Avenida Mackenzie foi projetada para ser a mais moderna artéria viária de Campinas e terá monitoramento 24 horas por central de segurança.

A avenida passa por áreas doadas pela Brasilinvest, Sol Invest, Toscana, Trombeta, Rossi e Coutinho Nogueira. A Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) teve parte da área desapropriada e paga pelos investidores.

A avenida é fechada por alambrado em toda sua extensão para evitar a circulação de animais e o projeto incluiu a construção de cinco passagens de corredores de fauna e a plantação de 9,5 mil mudas de árvores nativas na região.

Diretriz 
A extensão da Avenida Mackenzie é uma diretriz viária prevista no plano local de gestão (PLG) da Macrozona 8, que ainda não foi aprovado. O eixo Alphaville-Gramado está dentro dessa macrozona, onde está previsto o baixo adensamento populacional, com a proibição de prédios residenciais. Essa região representa 4% da área total de Campinas e é formada em sua maioria por glebas não parceladas e com forte presença de condomínios residenciais.

Nessa macrozona, estão bairros como Parque Xangrilá, Parque dos Alecrins, Chácaras São Rafael, Alphaville e Mont Blanc, até o limite de Campinas e Valinhos na Rodovia D. Pedro I. O plano cria corredores comerciais nas principais ruas dos loteamentos, como forma de gerar centralidades comerciais, evitando que os moradores tenham que fazer deslocamentos desnecessários.

Verticalização é proibida
Os técnicos acreditam que, mantendo o baixo adensamento naquela região, com a proibição de verticalização, será possível evitar problemas ambientais e de drenagem, permitindo assim o crescimento ordenado da área. Para o eixo Alphaville-Gramado está prevista a implantação de uma série de avenidas, entre elas, a continuação da Avenida Mackenzie, com 30 metros de largura e que será estendida até as vias marginais da linha de transmissão de energia que serão criadas.

O projeto estabelece diretrizes para a implantação de dez parques lineares ao longo de córregos e ribeirões da região (Fazenda Monte D’Este, São Francisco, Tanquinho, Jardim Míriam, Alphaville, Ribeirão das Anhumas, Córrego São Quirino, Córrego Mato Dentro, Córrego Baronesa e Ribeirão Samambaia). Também insere o conceitos de vias verdes nas diretrizes viária e exige, nas novas obras, implantação de passagens para a fauna sob as rodovias, ferrovias e vias urbanas.


Correio Popular

Comentário do blog:  aquela ciclovia na praia do RJ, com 4 km custou para os cofres públicos R$ 45 milhões e já desmoronou, além de custar duas vidas.
Temos que repensar o Brasil. URGENTEMENTE. Não dá mais para calar e ficar apenas trocando de ladrão. Sai um, entra outro, e NADA muda.
Aliás, muda sim. Aumenta o roubo !!!

Temos que mudar a maneira de escolher os candidatos aos cargos eletivos. Não dá mais para deixar esta importante tarefa na mão das quadrilhas (partidos) e seus donos.(MBF).

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