terça-feira, 12 de abril de 2016

Está tudo errado


José Viegas Filho

Vejam bem: Não se trata apenas de defender o Governo ou derrubá-lo. A simples troca de Presidente não vai mudar nada. É preciso mudar a maneira como se faz política no Brasil. Como disse a nota da Odebrecht, em um raro momento de transparência, o nosso sistema político-partidário é perverso e nocivo (minhas palavras). Sem mudar esse sistema, com quem quer que seja o Presidente, o governo será igual, o Congresso será igual e a corrupção continuará.

O que temos que mudar é a política esfarelada em mais de trinta partidos, é a apropriação pessoal dos mandatos eletivos, é o “toma-lá-dá-cá”, a desfaçatez e a mesquinharia.

É hora de pensar, de imaginar. Estamos diante de um inevitável período de agitação. Se esse período for gasto em lutas entre defensores e adversários do Governo atual, estaremos errando o alvo. Temos que discutir a maneira de governar o nosso país no futuro.

Temos que transcender as disputas emocionais e imediatas para pensar na construção da democracia. Não devemos dividir-nos. Somos todos brasileiros. Devemos somar-nos e, em vez de querer mudar só o Governo, mudar a estrutura política.

Temos que recomeçar. A curto prazo, o Brasil estará ingovernável e haverá um vácuo de poder.

É a hora de uma ação popular destinada a convocar no prazo mais curto possível uma Constituinte Exclusiva para fazer a reforma política que o nosso Congresso não é capaz de fazer. É a hora de encomendar ao Supremo Tribunal Federal/Superior Tribunal Eleitoral a elaboração das regras dessa eleição. Por que não? Não foi o Supremo quem proibiu as doações eleitorais das empresas? Não foi o Supremo quem definiu o rito do impeachment?

Aí então poderemos pensar em um Legislativo e um Executivo que efetivamente representem o nosso povo, com regras decentes de financiamento eleitoral, novos partidos, fidelidade partidária, cláusulas de barreira, enfim em uma verdadeira democracia representativa.

José Viegas Filho
Embaixador aposentado, foi ministro da Defesa

O Globo/Brasil Soberano e Livre

Comentário do blog:
Exponho estes artigos aqui no blog, para mostrar que já são muitas pessoas defendendo um novo sistema político. Contudo, a maior parte deles, passa o problema para outros, além de propor que o Poder Judiciário passe à legislar. Por quê ?
Por que não começarmos o debate do novo sistema em cima de uma pré-projeto ?

- Capitalismo selvagem – época do Marx, século XIX
- Capitalismo liberal – virada do século XIX para o XX
- Capitalismo social – século XXI

Por que insistir com partidos políticos ?
Por que não debater exaustivamente, num fórum específico, uma democracia representativa, onde os candidatos são escolhidos pelos eleitores e não por partidos, que ao longo das décadas tem se mostrado sempre como maus representantes, isto para dizer o mínimo ? (MBF).


Nenhum comentário: