terça-feira, 16 de setembro de 2014

Petrobrás como Empresa Social


por Martim Berto Fuchs

Empresas tem que ser administradas por profissionais que entendam perfeitamente o que estão fazendo e não por aspones de políticos corruptos. Aliás, neste nosso sistema, político corrupto é quase uma redundância.

O que tem se feito com a Petrobrás no decorrer das décadas é caso de polícia, direto, nem mais para os Tribunais de Contas, ainda mais que estes servem como fim de carreira para políticos sem mandato e especialmente para aqueles que sempre serviram muito bem ao sistema.

Hoje nos defrontamos, novamente, com escândalos na Petrobrás. Desta vez é a turma dos sindicalistas pelêgos que estão saqueando e afundando a empresa, pois além de todas as maracutaias que estão praticando à mando do “Chefe”, são incomPeTentes, pois a única coisa que sabem administrar é greve, bloqueio de rodovias e queima de ônibus, sem esquecer o apoio logístico para os “black bostas”.

Transformada em Empresa Social, a Petrobrás continuaria uma empresa do Estado, apenas não mais servindo de emprego para incomPeTentes e corruptos enriquecerem às suas custas, isto é, às nossas custas, pois quando esgotam seus recursos, são supridos pelo Tesouro Nacional, assim como foi o BB (R$ 8 bilhões) à época do FHC.

Empresas estatais nos moldes conhecidos, não devem mais existir. Podemos e devemos manter nas mãos do Estado, segmentos importantes e empresas que pelo seu porte a iniciativa privada não possa absorver.

Capitalismo Social tem proposta completa tanto para pequenas, médias ou grandes empresas. Proposta muito mais benéfica para os trabalhadores como um todo e para o país, do que as empresas atualmente existentes, sejam Estatais ou privadas.

Apenas, se esperarmos que os políticos  as discutam, é bom esperar deitado, pois sentado cansa.

Enquanto este debate não ocorre, continuamos nos engalfinhando para saber quem roubou mais: os “governantes” anteriores ou os atuais. Enquanto não se chega à um acordo sobre quem roubou mais, uma nova safra de ladrões se prepara para assumir a “administração” da Petrobrás em particular e das Estatais em geral, pois aparentemente teremos nova quadrilha “cuidando” das nossas riquezas e dos seus interesses.







Nenhum comentário: