quinta-feira, 6 de março de 2014

Burocracia. O poder por traz do poder


Criada e desenvolvida naturalmente já desde o Antigo Egito, ela quando sob o controle de Faraós de pulso firme, foi positiva. Sob o governo de Faraós fracos, como o foram muitos, ela dominou, extravasou, e acabou com o próprio regime. Foi uma das principais causas do fim do Antigo Egito.

A administração no setor público, a burocracia, como também em qualquer empresa, precisa estar sempre sob controle; se ela dominar, é um câncer difícil de debelar.

Nossos homens públicos, eletivos, para entrar no esquema político que vige e nele se manter, vem alimentando indiscriminadamente a burocracia. Com o tempo, criou os seus barões e seus feudos, já intocáveis. Hoje, no Brasil contemporâneo, ela já é o poder por traz do poder.

Como chegamos lá.
Dois exemplos:

Um colunista nos contava que determinado Prefeito convidou determinado vereador para uma conversa. Motivo: votar com a situação. Preço estipulado pelo Vereador: colocação de 50 pessoas por ele indicadas na folha de pagamento. Resposta do Prefeito: - É muito. Já tenho dois Vereadores por 25 cada um. Resultado deste artigo na imprensa: o colunista foi dispensado do jornal.

Eleição de 2004. Recebi em minha casa um candidato à Vereador, ex- colega de faculdade de um dos meus filhos. À certa altura da conversa, perguntei: - A Prefeitura tem “X” funcionários. Quantos estão sobrando ? Resposta: a metade. Perguntei novamente: qual a atitude que ele iria tomar à respeito. Resposta: vou fazer todo esforço para colocar também todo meu pessoal na folha. Se elegeu e cumpriu sua promessa. Continua vereador, colocando à cada nova eleição mais pessoas na folha de pagamento e que trabalham para ele durante os 4 anos seguintes.

À cada 4 anos são criados novos departamentos para alocar esse pessoal todo. Isto não é pior. Pior é que para arrumar serviço para esse pessoal e conseguir mais dinheiro para cobrir a folha, criam novos formulários para o público preencher, e logicamente antecedidos por uma taxa.

Esta é a tal burocracia que inferniza e atrasa o país, que dado o sistema político não é atacada e diminuída, mas aumentada e utilizada em proveito deles políticos e obviamente em detrimento do público.

No Brasil temos aproximadamente 11 milhões de pessoas nas diversas folhas de pagamento do setor público, sem contar aqueles que já estão aposentados. Dizer que a metade está sobrando não é exagero. Qualquer empresa de consultoria, empresa séria, chegaria facilmente à esta conclusão.

Não é pois difícil entender a necessidade de à cada novo mandato de Prefeito, Governador ou Presidente, eles precisarem criar e aumentar os impostos, criar mais papéis para serem preenchidos e suas respectivas taxas, e elaborar milhares de novas leis, com suas respectivas multas. O inferno não vem depois da morte. Já o enfrentamos em vida.

PS.: Gostaria que alguém informasse, pois não consegui este dado, que se refere às Secretarias de Educação, Estaduais. De qualquer Estado:
1.   Total de funcionários na folha de pagamento da Secretaria: 100%
2.   Destes, quantos estão efetivamente nas salas de aulas: “x” %
3.   Quantos na parte administrativa: “y” %
4.   Quantos nos serviços gerais: segurança, limpeza e manutenção, se houver: “z” %


http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2012/08/503-capsoc-poder-constituinte.html


Nenhum comentário: