terça-feira, 13 de maio de 2014

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - 1.789


Liberdade  -  Igualdade  -  Fraternidade

por Martim Berto Fuchs

Mesmo propondo um novo Contrato Social, verdadeiramente democrático* em comparação ao que temos hoje, nossa sociedade, ou o mundo físico, ainda assim não alcançará os objetivos expressos na Declaração …

Senão vejamos:

Liberdade.  Desde que o processo de produção tomou o nome de Liberalismo, depois apelidado de capitalismo, que o mesmo precisa de Liberdade para seu desenvolvimento - liberdade de consumir - para o que necessitamos de um salário, de uma renda mensal, de um rendimento enfim; e obviamente, exige para ele mercados sempre em expansão. Único motivo pelo qual os ingleses do século XIX aboliram e combateram a escravatura: mercados..
Liberalismo/capitalismo, não tem por objetivo a Igualdade, nem a Fraternidade; esta, quando muito, é praticada quando existem holofotes voltados para o evento.

Igualdade.  Postulada por Marx e imposta à força por Lenin, não obstante tanto na teoria quanto na prática ter previsto o assassinato sistemático dos contrários, acabou não vingando. Soterrada melancolicamente sob os escombros do Muro de Berlim, a bandeira do comunismo, como passou à chamar-se a proposta marxista, demonstrou que a Igualdade não se alcança por imposição e sim por evolução.

Fraternidade.  Em conjunto com Liberdade e Igualdade, não é praticada nem proposta ou defendida em nenhum país. Quando muito, isoladamente, no Brasil, pelas Casas Espíritas Kardecistas ou espiritualistas.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade em conjunto já existem, mas no Mundo Espiritual. No mundo físico, segundo alguns autores, será alcançada no século XXVI, quando a “película vibratória” que separa os dois mundos deixar de existir, e isto chegará pela evolução do ser humano, na sua compreensão de que o mundo original e real é o Espiritual.
Mas esta evolução se passará obrigatoriamente aqui no mundo físico, através das sucessivas reencarnações. E para alcançá-la, o primeiro obstáculo à vencer são os sistemas de governo.

*Democracia:  demos(povo) + cracia(poder)

Não existe, ainda, um sistema de governo eleito democraticamente, tomando-se esta palavra ao pé-da-letra.
Capitalismo Social é a proposta que mais se aproxima deste ideal, isto se tomarmos por certo de que os governos devam ser democráticos; portanto, escolhidos pelo povo e eleitos pelo povo e não à partir de esquemas das elites, sejam elas aristocratas, burguesas ou sindicalistas.

Capitalismo Social mantém a fundamental Liberdade, através da qual podemos exercer nosso livre-arbítrio, dentro das regras de convivência estabelecidas pela sociedade.
Diminuirá efetivamente as desigualdades sociais, pelas proposições que fazem parte da sua proposta.
Estimulará a Fraternidade  através da divulgação, debate e comprovação da realidade  da reencarnação e do Mundo Espiritual, com quem, por ser um mundo VIVO, estamos sempre em contato.
Esta realidade, para quem a estuda, já nos fez entender o verdadeiro motivo das seguidas reencarnações do espírito no mundo físico.

A física quântica e a física noética já estão chegando à comprovação de que o Mundo Espiritual é um mundo vivo, dinâmico e permanentemente em comunicação conosco.
Faltarão, por fim, as três grandes religiões aceitarem esta realidade e pararem de “empilhar seus mortos” no Mundo Espiritual à espera de julgamento.


Capitalismo Social.  Projeto completo:  agosto de 2012.



Nenhum comentário: