terça-feira, 12 de julho de 2016

Invasão chinesa no setor elétrico do Brasil está só no começo, dizem especialistas

Reuters
(*)
A recente invasão do setor elétrico do Brasil por empresas chinesas em busca de aquisições e projetos gigantescos está só no início, afirmaram à Reuters especialistas próximos a investidores orientais, que veem mais companhias a caminho do país e novos negócios a serem fechados no curto e médio prazo.

As expectativas sobre transações envolvendo chinesas têm crescido após o acordo preliminar da State Grid para a compra da fatia da Camargo Corrêa na CPFL Energia por 5,8 bilhões de reais, anunciado na sexta-feira.
Fontes do governo brasileiro disseram à Reuters nesta quarta-feira que os chineses têm outros 20 bilhões de reais disponíveis para o negócio caso os demais acionistas da CPFL também queiram exercer o direito de vender suas participações.

Além disso, a China Three Gorges (CTG), que na semana passada concluiu a compra de duas hidrelétricas em São Paulo por 13,8 bilhões de reais, afirmou na terça-feira que buscará oportunidades em geração solar e eólica no Brasil.

A diretora da consultoria especializada em negócios com chineses Vallya, Larissa Wachholz, afirmou à Reuters que sabe de ao menos "três ou quatro" companhias em preparação para a entrada no Brasil.

"A State Grid e a CTG não ficarão sozinhas. Outras virão, já estão se preparando para isso... são empresas bastante capitalizadas, que têm acesso a financiamentos de baixo custo e incentivos do governo chinês para buscarem projetos no exterior", disse.

O diretor da consultoria Upside Finance, Humberto Gargiulo, disse que os chineses olham ativos em geração, transmissão e distribuição de energia e que chegou a assessorar duas empresas com forte interesse em linhas elétricas colocadas à venda pela Eletrosul, subsidiária da Eletrobras.

"Só não saíram duas vendas porque ela (Eletrosul) colocou uma série de restrições para os investidores. Os chineses não gostaram e pararam o processo", afirmou.

Ele também estimou que a State Grid possui fôlego para fazer mais compras no Brasil mesmo após a transação bilionária com a CPFL. "Se eles derem um tempo, é mais por conta de gerir o negócio do que por problema financeiro ou falta de liquidez".

O movimento dos orientais em busca de ativos no Brasil mexeu com ações de elétricas locais --o Índice de Energia Elétrica da BM&FBovespa acumulou alta de quase 5 por cento na segunda e na terça-feira, após o anúncio do negócio com a CPFL, enquanto o índice Ibovespa caiu 0,75 por cento.

"Faz tempo que eu não via um ambiente tão favorável assim para fusões e aquisições... acho que tem muito espaço no curto e médio prazo", afirmou o sócio especialista em M&A da KPMG Paulo Guilherme Coimbra.
Procurada, a State Grid disse que possui "planos de longo prazo" para o setor elétrico do Brasil e "está sempre buscando novas oportunidades de investimento no mercado".

ESTRATÉGIA MAIOR
No longo prazo, os chineses visam entrar em novos projetos no Brasil, e não somente em aquisições, um caminho que já tem sido trilhado pela State Grid, que constrói atualmente diversas linhas de transmissão no país.

Esse movimento, inclusive, é visto por especialistas como uma estratégia de Pequim para viabilizar a entrada de outras empresas chinesas no Brasil --principalmente de engenharia, construtoras e fornecedoras de equipamentos.

"Sem dúvida existe essa expectativa de que ao entrar em um novo mercado que você passa a conhecer melhor, consegue trazer uma gama maior de produtos e serviços, e em algumas dessas tecnologias a China é referência", afirmou Larissa, da Vallya.

Algumas dessas empresas já chegaram, inclusive, alojando-se no prédio da State Grid no Rio de Janeiro, no qual a elétrica investiu mais de 200 milhões de reais.

O endereço, que virou praticamente um quartel-general dos interesses elétricos chineses no Brasil, já abriga escritórios do China Development Bank, da construtora SEPCO, que pertence ao grupo PowerChina, além do grupo NARI, que produz equipamentos elétricos.

A State Grid disse que a maior parte de seus fornecedores é locais e que seu prédio "está aberto a qualquer empresa que tenha interesse em alugar espaços comerciais".

NOVO MOMENTO
O avanço das chinesas vem em um momento em que o setor elétrico brasileiro sofre com a recessão do país e o alto endividamento das empresas, que têm anunciado diversos planos de vendas de ativos para gerar caixa.

DefesaNet

(*)Comentário:  ontem escrevi um artigo sobre a falência das nossas empresas, causada pela burrice das nossas elites. Como se vê, segue-se a rotina. Um Estado sempre muito mal administrado, que ciclicamente está em crise, enseja para os países desenvolvidos, que já fizeram o dever de casa, a oportunidade de comprar um país à preço de banana.
Primeiro estivemos sentados no colo dos portugueses, depois dos ingleses, depois dos americanos e agora dos tigres asiáticos, incluindo Japão. Prostituir-se dá nisso: alguém está sempre te comprando. Não temos nem a desculpa de quem vende o corpo para sobreviver, pois nossos “honrados” prostitutos extorquem montanhas de dinheiro da sociedade e mesmo assim continuam se vendendo para estrangeiros para tentar salvar suas sujas existências.(MBF).



Nenhum comentário: