terça-feira, 19 de julho de 2016

Delator acusa CNI de usar a Olimpíada do Conhecimento para pagar caixa dois de Pimentel

Filipe Coutinho
(*)

O delator Benedito de Oliveira Neto, o Bené, acusa o governador de Minas, Fernando Pimentel, de fazer um acordo com a Confederação Nacional da Indústria, a CNI, para ganhar R$ 1 milhão em caixa dois na campanha de 2014.
Preso pela Operação Acrônimo, Bené admitiu à PF que operava para Pimentel, arrecadando propina para a campanha vitoriosa de 2014. Segundo o delator, o presidente da CNI, Robson Andrade, usou um contrato para desviar dinheiro do Sistema S e abastecer a campanha de Pimentel, que era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Trata-se do evento bianual Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. A última edição foi em 2014 em Belo Horizonte e, na delação, o delator chama o evento de "olimpíadas da matemática". 

ÉPOCA teve acesso aos depoimentos de Bené prestados à Polícia Federal em sua delação e já revelou que o delator disse que o Palácio do Planalto foi usado para arrecadar dinheiro de campanha. O delator cita nominalmente o presidente da CNI, Robson Andrade. “Em agosto de 2014, FERNANDO PIMENTEL comunicou ao colaborador que havia se reunido com ROBSON ANDRADE, presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, e que havia acertado uma contribuição de tal entidade sindical no valor de 1 (um) milhão de reais para a campanha eleitoral de 2014 de FERNANDO PIMENTEL para o governo de Minas Gerais”.

Anexo da delação premiada de Bené acusa a CNI (Foto: Reprodução)
Segundo Bené, a solução encontrada foi usar o evento para pagar as despesas. “O colaborador deveria solicitar a algumas empresas com débitos por serviços prestados na campanha eleitoral de 2014 de FERNANDO PIMENTEL para o governo de Minas Gerais que emitissem notas fiscais em nome da empresa SAMBA PRODUÇÕES. A empresa SAMBA PRODUÇÕES estava executando serviços relacionados à olimpíada da Matemática em Belo Horizonte com recursos do SESI/SENAI”.

Em nota, o advogado de Fernando Pimentel, Eugênio Pacelli, critica a delação de Bené. “Tudo indica que delações como essas constituem o cardápio principal servido nas prisões nacionais. Criminosos de carreira vêm sendo beneficiados com leves prisões domiciliares e perdas irrelevantes de seu patrimônio constituído em ações delituosas. Por isso, nessas delações ‘Mega-Sena’ fala-se pelos cotovelos, que nem tornozeleiras ostentarão”, afirmou.

A CNI disse que não comentaria por desconhecer os termos da delação. 
ROBSON ANDRADE substituiu Armando Monteiro:


(*)Comentário do blog: tenho reiterado aqui no blog, a associação espúria entre governos e corporações patronais. Essas corporações, patronais e também as laborais, criadas por Getúlio Vargas, tem que acabar. Pela retomada do desenvolvimento, travado por essas corruptas corporações, temos que extingui-las e substituir por novos conceitos:
.(MBF).

Nenhum comentário: