sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O Mesmo Erro do Regime Militar. Economista é cotado para Minas e Energia

Stephen Kanitz

Bolsonaro estaria cometendo o mesmo erro do Regime Militar, se tivesse escolhido o economista Luciano de Castro.

Entregando a Administração desse país a economistas acadêmicos que nada entendem de organizações e gestão.

Infelizmente a narrativa vigente no Brasil, e que todos acreditam, é que administradores entendem de empresas, e economistas entendem de economia e administração de países inteiros.

Ledo engano, economistas nada entendem de empresas, portanto pouco entendem de economia, limitados que são a analisarem inflação, juros e taxa de câmbio e algumas variáveis exógenas.

Na Ditadura Militar, a maioria dos professores de Administração recusou na época, corretamente, colaborar com a Ditadura, o que levaria ao seu fracasso em poucos anos.

Infelizmente fomos traídos pelo Prof. Delfim Netto e seus 50 Delfim boys, todos economistas, que assumiram todos os cargos administrativos da época, e se encantaram com o poder. Tanto que estão aí até hoje.
Fico triste que mesmo depois de 60 anos os militares não perceberam o erro cometido, e levam pau até hoje pelas mazelas de seus economistas.
Foram eles que endividaram o regime militar chamando isso de “milagre econômico”, sem se preocuparem como essa dívida seria eventualmente paga.

Foram eles que manipularam a correção da poupança, a caderneta de poupança, dizimando a poupança popular, justamente dos mais pobres, mas a culpa é dos Militares.

Foram eles que cartelizaram a economia, criaram o capitalismo de compadrio via BNDES, em nome da política de “substituição das importações” em vez de produzirmos para a Classe C e D, a maioria.
Eu vou infelizmente morrer sem entender por que vocês engenheiros, advogados, médicos e jornalistas são tão encantados com esses acadêmicos que nunca puseram o pé numa indústria na vida.

Ou por que vocês nunca apoiaram, por exemplo, o movimento Administração Responsável das Nações, só porque a administração passaria desses economistas acadêmicos para administradores profissionais com experiência comprovada.

Vocês que são Generais apoiando Bolsonaro, abram seus olhos.
Errar uma vez é humano, errar duas vezes é crime.

P.S. O almirante Bento Costa Lima Albuquerque Júnior, foi o escolhido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério de Minas e Energia.  Ele defende o uso da tecnologia nuclear no desenvolvimento científico e como parte da matriz energética do país.

blog do kanitz


Nenhum comentário: