quarta-feira, 3 de junho de 2020

Itália: Cavalo de Troia da China Europa Adentro

Giulio Meotti

Os líderes chineses "acreditam que têm uma janela estreita de oportunidade estratégica para fortalecer seu regime, reescrever a ordem internacional e puxar a sardinha para o seu lado". — Ex-Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA McMaster,Battlegrounds: The Fight to Defend the Free World.

"A Europa acaba de se tornar a zona tampão no confronto entre a China e os Estados Unidos". — Pierre-Henri d'Argenson, Le Figaro, 28 de abril de 2020.

Agora a China está querendo tomar o controle da infraestrutura do sul da Europa. A China já recebeu sinal verde para administrar o maior porto marítimo da Grécia, o porto de Pireu de Atenas que Pequim planeja transformar no maior porto comercial da Europa. Na sequência a China começou a projetar a expansão de portos italianos, onde quatro portos importantes também estão na fila dos investimentos chineses.

O Banco Popular da China... "vem acumulando participações acima de 2% (o que torna necessário fazer a Declaração de Aquisição de Participação Acionária Relevante na Itália) em uma série de aquisições das maiores empresas de propriedade acionária da Itália. A China também investiu em entidades estratégicas de energia da Itália...

A Itália testemunhará um colapso do PIB (-9,5%) e a explosão da dívida pública, a mais alta desde a Segunda Guerra Mundial. Pequim sabe disso e reconhece que "a Itália tem muitos problemas econômicos, que a Europa está em crise e que a Iniciativa Belt and Road é o único plano de investimento global de peso existente".

Gatestone Institute
27 de Maio de 2020

Nenhum comentário: