sábado, 13 de outubro de 2012

O olho do dono engorda o boi


por Martim Berto Fuchs

Empresa tem que ter dono e esse dono só poderá ser o Estado, se ele pessoalmente não se envolver com a administração, começando pela indicação dos administradores, Diretoria Executiva.

Empresa sem dono, proposta marxista, só poderia partir de quem nunca administrou uma empresa, sempre as voltas com suas proposições filosóficas, tentando demonstrar até matematicamente como o trabalhador era explorado pelos patrões. Marx acertou no diagnóstico, relativamente fácil de concluir, mas errou feio na receita, principalmente ao considerar o homem apenas como matéria com cérebro, portanto fácil de ser moldado.

A proposta liberal, que acabou predominando em todo planeta, provou isso de forma inquestionável. A China, país que estava sujeito à implodir quando nas mãos das teorias marxistas de Mao Tse Tung, após a entrega da produção para as multinacionais capitalistas e ainda, da oferta de mão de obra abundante e gratuita, glória do capitalismo selvagem, conseguiu reverter uma situação que se tornava cada dia mais explosiva.

A Rússia, URSS, Lenin, Stalin, que aplicaram as teorias marxistas ao pé da letra, inclusive e principalmente a garantia (estabilidade) de emprego, quebraram estrondosamente, assim como suas remanescentes Coréia do Norte e Cuba, que apenas sobrevivem em função de ajuda externa. Países que aplicaram a teoria marxista, só poderiam sobreviver se não existisse a proposta liberal, da livre iniciativa. No confronto, perdem sempre, tanto que a URSS tentou por todos os meios implantar suas idéias à nível mundial, idéias sempre apresentadas como “revolucionárias”, se utilizando, como até hoje, de destruir (matar) a concorrência, pois não tinham e não tem condições de competir.

Capitalismo Social defende o sistema de livre iniciativa empresarial, com um detalhe: o trabalhador tem que participar dos resultados e não apenas enriquecer o capital com seu trabalho e sustentar a inoperância do Estado. E isto não pode ser apenas retórica.

Capitalismo Social entende perfeitamente que o maior empecilho para que isto possa se tornar realidade, é o Estado. Sem o enquadramento do Estado, ou, sem que se aceite um novo paradigma para aquilo que consideramos Estado, meta nenhuma pode ser traçada nem podemos esperar melhoria nas relações entre os membros da sociedade, onde impera a regra do mais forte; começando pelo Estado, que regula as Leis, dispondo das armas jurídicas à seu bel prazer, assim como das armas materiais com sua presença intimidatória.

O Estado NÃO pode ser um fim em si mesmo, como ocorre até hoje em todos países do mundo. Confundem Estado soberano com Estado tirano.

Para o trabalhador ter dignidade, tranqüilidade e felicidade, não pode ser explorado pelo capital e enganado pelo Estado; isso pode e deve ser alcançado por todos aqueles que desejam trabalhar.



Nenhum comentário: