domingo, 10 de janeiro de 2016

Investiguem e fechem a Clínica Jardim América, que maltrata idosos

Beatriz Moreira

Pressionando Daniel Soranz, Secretário Municipal – RJ

SE VOCÊ É CAPAZ DE TREMER DE INDIGNAÇÃO A CADA VEZ QUE SE COMETE UMA INJUSTIÇA NO MUNDO, ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS".

Segundo a Constituição Federal Brasileira: “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (grifos nossos)   
Tal preceito é complementado pela lei 8.080/90, em seu artigo 2º:  “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. (grifos nossos) 

O que se tem feito com os idosos e pacientes internados na Clínica Jardim América, ou “Clínica do Terror” como tem sido chamada por jornalistas, é desumano. Como amplamente divulgado na imprensa, os idosos são submetidos a um tratamento degradante, onde ficam muitas vezes amarrados em seus leitos, com colchão molhado de urina e fezes, sem água tratada e refrigerada para beber, sem alimento, sem banho, expostos ao sol e sem os cuidados necessários para se recuperarem.

Não há medicação adequada e nem profissionais de saúde que os acompanhe de fato. Ainda, como se demonstra nas reportagens abaixo, uma funcionária da Clínica Jardim América atesta que apenas 5 litros de leite são utilizados para alimentação de 111 pacientes, sendo necessário acrescentar água para que dê para todos. 


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro é inerte a essa situação. Assiste a tudo e se torna conivente. Houve uma ordem para não receber mais internos, todavia não é o que se constata. A cada dia novos pacientes são recebidos, e outros estão perecendo, como foi o caso de Antenor Marinho da Silva Filho, de 61 anos, que relatou  que sofria agressões físicas e que faleceu na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, por falta de alimentos, de acordo com a suspeita de seu cunhado.


Desse modo, nós como cidadãos, nos fazemos necessários nesse momento para garantir os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e a vida, bem como os direitos positivados no Estatuto do Idoso. 

Não podemos nos calar e nos tornar platéia desse cenário de horror. Indignados que estamos, nos unimos nessa petição à câmara dos vereadores, na pessoa do vereador Paulo Pinheiro – PSOL, em favor dos idosos. Solicitamos o fechamento da clínica e investigação dos envolvidos na aprovação de seu funcionamento.


“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons.” (Martin Luther King).

Nenhum comentário: