segunda-feira, 23 de março de 2020

Nossa principais TV’s abertas, BAND e Globo, já estão nas mãos dos chineses

Martim Berto Fuchs

Ontem escrevi um texto sobre a compra da BAND por um grupo estatal chinês, China Média Group, com contrato assinado em 11/11/19. Link abaixo.

Hoje, sou surpreendido com uma publicação num jornal chinês, editado em português, de que exatamente no mesmo dia, 11/11/19., a Globo também tinha assinado um contrato, nos mesmos moldes, com o mesmo Grupo. Link abaixo.

Considero isto grave por dois motivos:

1.- A recíproca não é verdadeira. A China não permite que nenhum grande grupo da mídia ocidental, e defensor de governos democráticos, tenha a mesma regalia no seu país. A mídia lá é estatal e controlada com rédea curta.

2.- Os dois negócios foram concretizados em novembro/19. Por quê só agora, março/20., vieram à publico ? Por quê só agora, quando o vírus chinês invadiu também o Brasil, e a China começou a ser criticada ?

Note-se ainda, que a única crítica levada em consideração e que mereceu uma resposta grosseira e mal educada por parte da Embaixada Chinesa, foi a proferida pelo Deputado Federal e filho do nosso Presidente.

Nem é preciso muito para entender, agora, porque as duas empresas, BAND e Globo, passaram a atacar violentamente o Governo neste affair, e defender a China.
Nossa elite sempre teve o Complexo de Vira-Latas. Se não são sustentadas pelo Poder Público, ou fecham as portas, ou se vendem para o primeiro que tenha dinheiro para comprá-las.

Ou seja, se estes dois órgãos de divulgação já atacavam este Governo por não mais receber as generosas verbas à que estavam acostumadas na era petista, agora então, passarão a atacá-lo para defender seu novo patrão. Comprova-se com isto que o jornalismo que era praticado, com raras exceções, nunca foi isento. Só as redes sociais podem nos ajudar a enfrentar a mídia parcial, venal e hipócrita.

Mas a história da invasão chinesa nas mídias ocidentais não acaba aqui. Eles estão fazendo a mesma coisa nos outros países das Américas Central e do Sul.

No Brasil, por enquanto, BAND e Globo.

Na Argentina, se aproximaram de todos grupos próximos ao kirchnerismo, enquanto o gigante televisivo China Global Television Network (CGTN) fez o mesmo com o Grupo América, a segunda maior corporação argentina do setor.

Na Venezuela, a CGTN mantém uma aliança semelhante com a Telesur.

No Peru com a IRTP, a emissora estatal de rádio e televisão.

Estão fazendo o mesmo no Panamá e na República Dominicana, os dois últimos países da região a romper relações com Taiwan e que, portanto, vivem uma lua de mel com Pequim. Link abaixo.

BAND


América

Nenhum comentário: