domingo, 15 de março de 2020

Grutas com maior acervo de arte budista do mundo ganham tour online


Em meio ao surto do novo coronavírus, muitos pontos turísticos foram fechados para evitar aglomerações públicas e reduzir o número de infecções. Foi pensando nisso que a Academia de Dunhuang, responsável por administrar as Grutas de Mogao, lançou um tour online pela região, que possui o maior acervo de arte budista do mundo.

Ao entrar no site Digital Dunhuang, os visitantes podem mergulhar nas imagens de mais de 4.430 metros quadrados de murais em 30 cavernas. A página atraiu mais de 5 milhões de visitas em 10 dias. As exposições online também estão em outras plataformas, incluindo a mídia social WeChat e o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok.

As Grutas de Mogao apresentam uma grande coleção de obras de arte budistas, incluindo mais de 2 mil esculturas coloridas e 45 mil metros quadrados de murais, em 735 cavernas esculpidas ao longo de um penhasco.

Sentada em casa, a chinesa Wang Nan fez sua primeira visita às Grutas de Mogao por meio do smartphone. “Fiquei profundamente emocionada com as relíquias culturais de tirar o fôlego e posso conversar com outros visitantes durante a viagem online. Isso é bem diferente do tour em pessoa”, disse Wang.


China  hoje.net

Nenhum comentário: