terça-feira, 31 de março de 2020

Coronavírus: A União Europeia está Ruindo

Soeren Kern

Diante de uma ameaça existencial, os Estados Membros da UE, longe de juntarem forças para enfrentarem a pandemia como bloco coeso, estão instintivamente se voltando ao interesse nacional.

Após anos de críticas ao presidente dos EUA, Donald J. Trump, por promover a política do "América em primeiro lugar", os líderes europeus estão revertendo àquele nacionalismo que tanto abominaram publicamente.

Desde que a ameaça representada pelo coronavírus virou o centro das atenções, os europeus mostraram muito pouco da altiva solidariedade multilateral que por décadas fizeram crer ao restante do planeta ser o baluarte da unidade europeia.

A singular marca de soft power da UE, considerada modelo para a ordem mundial pós-nacional, mostrou ser nada mais do que uma utopia.

De algumas semanas para cá, os Estados Membros da UE fecharam suas fronteiras, proibiram as exportações de suprimentos essenciais e contiveram a ajuda humanitária.

O Banco Central Europeu, garantidor da moeda única europeia, tratou com menosprezo sem precedentes a terceira maior economia da zona do euro, a Itália, no singular momento de necessidade.

Aos Estados Membros mais castigados pela pandemia, Itália e Espanha, foram dadas as costas pelos demais Estados Membros.

Gatestone Institute

Nenhum comentário: