sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PT e PSDB se unem por prefeituras de 20 cidades do país

PEDRO ROCHA FRANCO
(*)
No Norte de Minas, chapa se repete pela terceira vez seguida

Em lados opostos no cenário nacional, PT e PSDB dividirão as chapas de prefeito e vice em 20 municípios brasileiros. Em Minas Gerais, Estado em que a dobradinha mais se repetirá – seis vezes –, petistas indicaram candidatos a prefeito e tucanos a vice em Santana do Paraíso e Serranos. O contrário é verificado em Joanésia, Mar de Espanha, Rubelita e Senador Modestino Gonçalves.

Candidato à reeleição em Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce, Antônio Afonso Duarte (PT), o Zizinho, tentará mais quatro anos de governo, que concorre à reeleição numa chapa com o candidato a vice-prefeito José Carlos Gomes de Freitas, do PSDB. “Aqui, em Santana, não é a primeira vez que o PSDB caminha junto com a gente. A realidade é muito diferente da situação nacional”, afirma o prefeito, ressaltando que, 12 anos atrás, as siglas compuseram a mesma coligação.

Em 2012, petistas e tucanos estiveram em lados opostos na cidade. Desta vez, os dois partidos indicaram prefeito e vice na mesma chapa. “Tivemos aprovação pela direção estadual dos partidos”, afirma Zizinho. Ele diz acreditar que, em cidades menores, os candidatos se posicionam de acordo com os projetos apresentados e com as pessoas envolvidas na proposta. Além de PT e PSDB, a chapa é composta por PSDC, PDT, PMDB, PSC e PROS.

União duradoura. Em Rubelita, no Norte de Minas, é o oposto – o tucano Inael de Almeida Murta é o atual prefeito e tem como vice o petista Jairislane Freira Loyola. Neste ano, ambos buscam a reeleição. “Essa questão é mais para nível nacional, não ocorre da mesma forma nos municípios. Aqui, no interior, não há esse peso partidário”, comenta Inael sobre a aliança local entre PT e PSDB.

No município, a combinação entre as siglas também se deu em 2008 e 2012, sendo que, no primeiro ano, o PT encabeçou a chapa. “A população é pequena. Todos se conhecem. Fomos criados juntos”, diz Inael.

Sobre a possibilidade de contrapor a rivalidade vivenciada pelos dois partidos na esfera nacional, o prefeito afirma que os políticos precisam “trabalhar com mais cordialidade, pelo bem comum” e, para isso, “unir as forças políticas”.

Frases
“No interior, não há esse peso partidário”
Inael Murta (PSDB) - Prefeito de Rubelita

“Não é a primeira vez que o PSDB caminha junto com a gente. É muito diferente da situação nacional”
Antônio Afonso (PT) - prefeito de Santana do Paraíso

Jornal O Tempo

(*)Comentários do blog:  se são grupos que se unem para “administrar” a cidade, para que servem os partidos políticos ? Pela chave do cofre, eles até esquecem que pertencem a partidos diferentes e ideologicamente incompatíveis.
Grupos, e interesses que pouco tem a ver com povo, dominam cidades, estados e o próprio país. Povo só serve para referendá-los, dar suporte jurídico para o assalto promovido por eles contra os cofres públicos.
Como nossa legislação exige que candidatos estejam filiados a uma dessas quadrilhas, então os grupos se dividem em partidos.
Está mais do que na hora de extingui-los. Quem tem que escolher candidatos e elegê-los – podendo à qualquer tempo cassar-lhes o mandato - são os eleitores alfabetizados. O resto é demagogia, populismo e crime organizado.
No Brasil, o Estado se serve da população que o sustenta, em vez de servi-la.(MBF).

http://capitalismo-social.blogspot.com.br/2016/02/66-novo-sistema-eleitoral.html


Nenhum comentário: