sábado, 17 de setembro de 2016

A Sociedade Aberta e Seus Inimigos

Antes, a participação do Dep.Fed. Nelson Marchesan Jr. na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Tivéssemos mais alguns deputados como este, o Brasil poderia mudar. Político como este não precisa de partido político.(MBF).


Mario Vargas Llosa

... Popper reconhece que o capitalismo se humanizou no Ocidente em grande parte pela criação de sindicatos e ações operárias inspiradas direta ou indiretamente nas idéias socialistas. E, ao mesmo tempo, mostra com argumentos irrefutáveis que o desaparecimento da propriedade privada e do mercado livre leva inevitavelmente a um crescimento monstruoso do Estado e a uma proliferação burocrática que arrasam as liberdades públicas, instalam um controle inquisitorial da informação e dão ao caudilho ou líder esses poderes supremos – entre eles o de mentir e manipular fraudulentamente as massas – que Platão reivindicava para os “guardiões” da sua República perfeita.

O liberalismo de Popper está impregnado de humanidade e de espírito de justiça, muito longe daqueles logaritmos vivos que veem no mercado a panaceia para todos os males da sociedade. O crescimento econômico está longe de ser um fim, só aparece como um meio para acabar com a pobreza e garantir níveis de vida decentes para todos os cidadãos. Defende muito explicitamente a igualdade de oportunidades (equality of opportunity) que espanta certos cavernícolas da direita liberal. E por isso acredita que, junto a um ensino privado, deve haver uma educação gratuita e pública de alto nível para competir com aquela, e um Estado que diminua e corrija as desigualdades de patrimônio através de seguro-desemprego e seguros contra acidentes de trabalho, que garanta a aposentadoria e incentive a difusão da propriedade. “A igualdade perante a lei”, afirma, “não é um fato, mas uma exigência política com base em uma decisão moral, e é independente da teoria, provavelmente falsa, de que todos os homens nascem iguais. ...

El País


Nenhum comentário: