sábado, 26 de outubro de 2013

1 - Projeto suprapartidário por um novo Brasil – Aécio Neves

Estas foram as entrevistas dadas pelos políticos presentes, 4 senadores e 5 deputado, no encontro patrocinado pelo site/Revista Congresso em Foco no restaurante Olivae , em Brasília. Por ordem alfabética:

Aécio Neves (PSDB-MG), senador


“As pessoas querem respostas rápidas para problemas de ontem e anteontem. Poderíamos pensar em abrir espaço para a busca de respostas diárias para os problemas que vivemos nos grandes centros. A discussão da realidade das cidades, seja nas relações humanas, seja na mobilidade, no transporte, na carência da saúde, o atropelo que virou a vida de todos nós em razão da ausência de quase tudo, é uma discussão que tem de ocorrer no Parlamento. Mas está sendo tratada de forma marginalizada. Há hoje absoluta ausência no Parlamento brasileiro de pessoas que se disponham a construir a agenda do Parlamento, que é a agenda da sociedade. Cada vez mais somos demandados pela agenda do governo. Cada vez vejo menos o Parlamento tem sido o intérprete que deveria ser da sociedade e de sua capilaridade. Isso depende de uma ação objetiva. O Parlamento é feito por pessoas e aqui tem um time de extraordinária capacidade para, quem sabe, estabelecermos uma metodologia nova. Há um vazio enorme. Cada vez mais aumenta o divórcio da sociedade com os seus representantes. Essas manifestações foram um tapa na cara de todos nós. Vamos acordar com esse tapa na cara e escrever outras páginas mais nobres e dignas do que as escritas pelo Parlamento nos últimos anos.”


Comentário do Blog:  Você afirma que se reúnem na Câmara e no Senado mais para atender as demandas do Governo do que para legislar. Natural. 

1. Enquanto houverem Medidas Provisórias continuará assim. O Governo legisla e apenas os força à referendar.
2. Se o Executivo não agir assim, nada se fará, porque vocês nas duas Casas, Senado e Câmara, estão sempre em seus redutos fazendo campanha para a próxima eleição, ou seja, pouco ou quase nada fazem. Assuntos de interesse da sociedade são jogados no fundo da gaveta. Só são analisados quando também são do interesse dos senhores. E ainda assim, ganha quem pagar mais.
3. Isso só prova que se depender dos senhores, jamais sairemos dessa situação. A tendência é piorar, pois cada vez mais o Congresso “Lamaçal” se comporta como um balcão de negócios. Só atendem “lobies” e cada atendimento tem seu preço.

Aproveitem essa oportunidade que o site/Revista Congresso em Foco criou e façam as vezes de uma Constituinte, analisando e propondo um novo sistema político para o país. Esse no qual vocês operam o balcão de negócios já deu o que tinha que dar.


Podem começar lendo a proposta completa apresentada por um Capitalismo Social, em agosto de 2012 aqui no blog.


Nenhum comentário: