segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que esperar da dupla Marina/Eduardo ?

No estatuto registrado em cartório, a Rede se declara
"uma associação de cidadãos e cidadãs dispostos a contribuir voluntária e de forma colaborativa para superar o monopólio partidário da representação política institucional, intensificar e melhorar a qualidade da democracia no Brasil e atuar politicamente para prover todos os meios necessários à efetiva participação dos brasileiros e brasileiras nos processos decisórios que levem ao desenvolvimento justo e sustentável da Nação, em todas as suas dimensões".

É. Pois é. Por isso e por sua preocupação com o meio-ambiente, que diga-se de passagem, deveria ser tema de todos que tomam decisões, é que ela se apresenta como capaz de modificar a forma de fazer política e de administrar o país ?
Nenhum administrador público pode deixar de lado a preocupação com a exploração sustentada da natureza, pois esse assunto já foi negligenciado por tempo demais.
Logo, não vejo nisto a descoberta da pólvora para que se faça tanto alarde em torno do assunto. Ela já conseguiu uma soma expressiva de votos na eleição passada, explorando esse filão. Não conseguirá o mesmo resultado desta vez, pois os outros partidos também estão dando suas bicadas nesse tema.

Mas, considerando o acaso da dupla ganhar a eleição, algumas questões se impõem desde logo:

- Que tipo de empresas vão trabalhar nesses projetos ? Estatais nacionais, empresas privadas brasileiras ou estrangeiras de qualquer tipo, principalmente ONG’s ?
- Amazônia. Que resposta Marina dará para os brasileiros quanto à ocupação por organizações estrangeiras, já em andamento ?
- Para resolver divergências, dentro da Lei vigente, como serão eleitos ou nomeados os integrantes dos Tribunais ? Continuarão seus membros sendo indicados pelo principal ocupante do Executivo , onde teremos que conviver no STF com figuras despreparadas e menores do tipo Toffoli ?
- Na propaganda política na TV, para ganhar alguns segundos, vão comprar uma dúzia desses partidecos de aluguel e corromper irremediavelmente seu governo, ou terão coragem e combaterão essa esbórnia desde agora, dando mostras de que pelo menos em alguma coisa querem elevar novamente a moral brasileira, colocada abaixo do nível desde que FHC comprou sua reeleição ?
- Legislar por medidas provisórias ? Vai mudar ?
- Sindicatos. Continuarão sendo apêndices do governo e em especial obedecendo “O Chefe”, “Ninefinger”, ou passarão à representar os interesses dos trabalhadores ?
- VANDAlismo ? Continuarão enfiando a cabeça na areia, se se tratarem de organizações criminosas, mas que fazem parte da base enlameada ?
- Aposentadoria. Já fazem 11 anos que estão “garfeando” os aposentados. Passarão os 4 anos no Poder fazendo de conta que o problema não existe ?
- Manterão ativo o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, que tão bem serviu ao PT e penduricalhos, gastando dinheiro como se a fonte fosse inesgotável ?
- Esse “S” do PSB quer dizer o que ? Vamos ser encaminhados novamente para a socialização da economia, empresas estatais, ou é só para “inglês ver” e iludir eleitores ?
- Vão enfrentar a burocracia estatal, o maior câncer da economia brasileira, ou continuaremos nadando contra a maré ?

E os trabalhadores ? Continuarão sendo tratados como os bobos da Corte, onde tudo se faz em nome deles, mas pouco para eles ?

Essa dupla terá chances de ganhar a eleição se encarar desde a campanha os problemas colocados acima, e são apenas alguns; caso contrário a chave do cofre permanecerá na mão do Lullo-petismo até a morte do rei Luiz 51.


Capitalismo Social.  Projeto completo: agosto 2012.



Nenhum comentário: