terça-feira, 7 de abril de 2020

O impasse

Martim Berto Fuchs

Termos colocado na Presidência um político honesto, e patriota ainda por cima – binômio muito raro-, colocou o país num impasse.

Nossos políticos, seus financiadores, e seus divulgadores, queiramos ou não, a elite do país, pois são eles que mandam, não concordaram com isto.

Praticamente toda classe política, tanto do Legislativo como do Executivo, membros do Poder Judiciário, principalmente o nosso Tribunal Supremo, STF, mais toda a grande mídia, estão contra que se mude as regras de funcionamento da nossa economia, porque não dizer, a nossa cultura, que sempre foi alicerçada na corrupção. Corrupção é marca registrada em nosso país, intocável, é o eixo em torno do qual as decisões são tomadas.

Cada decisão do Presidente da República, por menor que seja, que contrarie as regras não escritas, mas institucionalizadas, recebe de volta uma enxurrada de críticas, principalmente dos Presidentes das duas Casas que compõem o Congresso Nacional.

Como mudar o nosso Complexo de Vira Latas (Nelson Rodrigues), que faz com que estejamos sempre sentados no colo da potência econômica da vez ?

No século XIX era a Inglaterra que mandava no Brasil. No século XX, o EUA. Agora, século XXI, como ainda não fizemos o dever de casa, são os chineses que começam dar as ordens por aqui.

Num regime presidencialista, como teoricamente é o nosso, caberia ao Presidente da República tomar as iniciativas e propor os novos rumos, para que saíssemos definitivamente dessa situação de capachos.

Mas como mudar, se as propostas tem que ser aprovadas pelo Congresso, e, eventualmente pelo STF, se esses dois Poderes não aceitam um Governo que pauta pela honestidade ?

Como vamos sair deste impasse ?  A população continua a crescer e a economia e o desenvolvimento para absorver este novo contingente de pessoas, estagnaram. Essa conta não vai fechar.

Afirmo, sem medo de errar, que nunca vivemos em uma democracia, e sim numa cleptocracia, e isto tem que mudar. Por bem ou por mal.

Nenhum comentário: