quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

África está erguendo muralha de árvores que será maior estrutura viva da Terra

GUILHERME ATHAIDE

No futuro, haverá um muro gigante de árvores na borda do deserto do Sahel que cortará o continente africano de ponta a ponta. O projeto envolve 20 nações, sendo que em 11 delas a "Grande Muralha Verde" será construída - ou plantada - ao longo de 8 mil quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura. O que é a Grande Muralha Verde

Essa barreira natural, que irá cruzar o continente de leste a oeste, tem como grande objetivo minimizar os efeitos climáticos para as populações dos países. Até agora, já é possível ver alguns resultados muito positivos, como a reversão da desertificação de algumas regiões.

"O objetivo é proporcionar alimentação, emprego e futuro para milhões de pessoas que vivem numa região que é linha de frente das mudanças climáticas", explica o site oficial do projeto. "Quando estiver pronta, a Muralha Verde será a maior estrutura viva da Terra e uma nova maravilha do mundo".

Construção em um dos lugares mais pobres da Terra
A região do Sahel é uma faixa que corta o continente africano de leste a oeste, afetando mais de uma dezena de países. O lugar fica logo abaixo do deserto do Saara e sofre muitos impactos ligados às mudanças climáticas e falta de recursos naturais. Tudo isso será convertido quando a construção estiver concluída.

Iniciada em 2007, a Grande Muralha Verde deverá custar o equivalente a R$ 25 bilhões. O dinheiro vem do Bando Mundial, da ONU e da União Africana, além de algumas instituições europeias também apoiarem financeiramente.

Países que fazem parte da região do Sahel e receberão a Muralha de Árvores

Djibouti
Etiópia
Sudão
Eritreia
Chade
Níger
Nigéria
Mali
Burquina Faso
Mauritânia
Senegal


www.vix.com

Nenhum comentário: