quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Contrato Social


"Contrato social indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados e/ou manter a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social.
 Nesse prisma, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante."

Vivemos sob um conjunto de regras, cada vez mais abrangentes, das quais não estamos sendo consultados e não obstante nos são impostas na calada da noite.
Na sua maioria essas regras impostas nos últimos anos pelos governantes autoconduzidos ao Poder através dos seus Partidos Políticos , sob a farsa de uma  eleição que não passa de um referendo, retratam, de acordo com suas justificativas, a  inclusão e justiça social. Leis e mais regras todos os dias, ao ponto de ser preciso andar com elas debaixo do braço para sabermos o que podemos pensar, falar e fazer no nosso cotidiano, sob pena de sermos processados.

Claramente vejo nesta argumentação e nos atos gerais do dia a dia, político e econômico, um repeteco do início do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha. Por mais que revistam as atitudes e os atos expressos com um verniz de social, não conseguem esconder seus objetivos de Poder e dos meios para mantê-lo, pois consegui-lo já conseguiram.

O Brasil ainda não saiu da Monarquia Republicana com seus três departamentos, executivo, legislativo e judiciário, respondendo ao Rei/Presidente e já estão abandonando o passo seguinte que seria uma República Democrática, para nos levar a uma aventura de Estado Absolutista, disfarçado de democrático, pois haveria muitos Partidos, haveria eleições, haveria candidatos, toda uma farsa montada para ludibriar os incautos, minoria, e os ignorantes, politicamente falando, que cuidam dos seus afazeres do dia dia e à cada 2 anos referendam um dos ungidos impostos pelos Partidos, a grande maioria.

Por que fascismo ? Porque a indústria nacional, média e grande, foi dizimada nos últimos 35 anos, não pela concorrência mas por políticas de governo, e as sobreviventes, poucas nacionais e a maioria estrangeiras, crescem à partir de empréstimos oferecidos pelo BNDES, endividando irresponsavelmente o país e seu futuro, sem falar no endividamento pessoal nas compras financiadas à prazos cada vez mais longos, para manter a economia aquecida, num país onde R$ 1.500,00/mês já é considerado classe média.

Por que nazismo ? Por que o Ministério que melhor tem desempenhado suas funções nos últimos anos, é o da Propaganda. De PAC em PAC emPACotaram o censo crítico da maioria da população, ao ponto dos que ousam mostrar as promessas não cumpridas, são tachados de raivosos, reacionários e mentirosos, estando sujeitos à represálias até das tropas de choque, além do patrulhamento virtual. Sem contar os sindicatos completamente cooptados, que nem sequer defendem mais suas categorias, não por desconhecimento, mas para não desagradar o Poder e com isso continuar gozando das regalias que os mantém emudecidos. 

A imprensa, cooptada por verbas que ascendem a bilhões anualmente, fecha os olhos para o que vem acontecendo, uma vez que seu faturamento supera as expectativas.

A categoria que sempre se insurgiu a isto desde a mudança de Monarquia Absolutista para Monarquia Republicana, as FA, estão sendo sucateadas e desmoralizadas, para que não sejam mais obstáculo à nova ordem em andamento.

E que nova ordem é esta ? Bolsa-família para os que nada tem, salário mínimo para a grande maioria, incluso aposentados da iniciativa privada, e salários dignos para quem se propuser a empalmar e engrandecer esses governantes, todos, que a cada dia mais se assemelham. Saúde pelo SUS para os pobres, para tratar as conseqüências da sua subnutrição crônica; para os remediados os Planos de Saúde, e para a classe privilegiada dessa pantomima, saúde particular. Educação por cartilha ou kid. Segurança, que cada um se vire, transformando sua residência em prisão de fora para dentro.

Precisamos analisar uma proposta nova, um novo contrato social para o país, pois o atual está com sua validade vencida, desde o início, e pior, o que está sendo sutilmente implantado, sem consulta e por conseguinte sem nossa concordância, é pior a emenda que o soneto.

Vamos juntar, mas sem demagogia,  a utilidade do capital com o esforço do trabalho e dividir igualmente os resultados entre ambos, sob a égide de uma República verdadeiramente Democrática, que nunca tivemos e que até hoje não teve em país algum, razão porque estão justificando o engodo a que estamos sendo levados. 

http://capitalismo-social.blogspot.com/2011/12/2-novo-contrato-social.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Artigo interessante e que alerta sobre o que está por trás dessa "democratura circense" instalada no nosso Brasil! Só peço que o ilustre missivista não use " ...haveriam..." e sim "... haveria..." no bom e correto português!

Admin disse...

Obrigado pela correção. Um abraço.