sábado, 21 de abril de 2018

Privatização da Eletrobras está moribunda

Editorial

Venda da estatal é projeto certo em governo errado, politicamente fraco, sem condições de convencer a própria base, que prefere usar a estatal para o clientelismo

O apoio à ideia da privatização da Eletrobras foi proporcional à descrença na possibilidade de o governo Temer conseguir viabilizar este necessário projeto no Congresso. O que era previsto fica cada vez mais incontornável.

Não se discute, de forma séria, que não seja necessária a venda do controle da estatal, desequilibrada de forma estrutural pelo intervencionismo populista da presidente Dilma Rousseff, para forçar, na base “da vontade política”, um corte de 20% nas tarifas, a fim de servir de cabo eleitoral na campanha da reeleição, em 2014. Inviabilizou a empresa sob controle estatal.

Sem que o Tesouro, abalado de maneira grave pelos desatinos macroeconômicos da política do “novo marco”, possa socorrer a empresa — como seria praxe, embora equivocado —, o único caminho lógico é a venda do controle da Eletrobras, pela oferta de ações de posse da União.

Aqui não está em questão ideologia, mas a necessidade vital de atrair para o setor elétrico grupos privados em condições de arcar com um programa de investimentos pesados e constantes. Estancá-los é decretar apagões e uma recessão para logo à frente, com a eternização de um ciclo de muito baixo crescimento. Sem energia, não se vai a qualquer lugar.

Vender o controle da Eletrobras é um projeto certo em um governo errado, esvaziado de poder pelas denúncias da Procuradoria-Geral da República contra o presidente, e por evidências de relações antirrepublicanas com empresários. Temer e seu grupo conseguiram barrá-las na Câmara, mas, para isso, gastaram todo o capital político que tinham. Não conseguem negociar, de uma posição de força, a aprovação no Legislativo da privatização da Eletrobras.

Por ironia, usada muitas vezes pelo próprio MDB de Temer para acertos fisiológicos, por meio de nomeações sem critérios profissionais. É esta cultura que se volta contra a proposta do próprio governo.

Levantamento feito pelo “Estadão/Broadcast” sobre a influência política em nomeações nas principais subsidiárias da empresa detectou que a Lei das Estatais tem sido burlada de forma simples: os nomeados reúnem currículo e experiência, mas são apadrinhados por políticos. Era assim na diretoria da Petrobras que atuou no assalto à empresa associada ao PT, PP, PMDB e outros aliados. Entre os padrinhos, na Eletrobras, há deputados e senadores do MDB, DEM, PP, PSB, PSDB e PSD. É conhecida a bancada mineira em que o tucano Aécio Neves se bate para manter Furnas sob o controle da política de Minas.

Já seria difícil se Temer ainda tivesse poder para pressionar a bancada dita aliada. Agora, impossível. Esses políticos preferem manter sob o alcance uma empresa do tamanho da Eletrobras, para praticar o clientelismo e conseguir recursos para campanha, agora exclusivamente pelo caixa 2. Se faltará energia em algum momento, não consideram problema deles, mas do Estado.

O Globo


Nenhum comentário: