domingo, 30 de setembro de 2018

Acusações de fraude podem derrubar Elon Musk do comando da Tesla

BBC News - Brasil

Elon Musk, o todo-poderoso diretor da Tesla, tem um problema para enfrentar no futuro próximo. O tamanho desse problema dependerá do resultado de um processo aberto nesta quinta-feira pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Ele é acusado de fraude por anunciar, pelo Twitter, que tinha "financiamento garantido" para fechar o capital da montadora elétrica, supostamente enganando os investidores.

A comissão acredita que Musk mentiu sobre ter esses recursos. As informações eram "falsas e enganosas", disse o órgão. Por outro lado, o empresário afirmou que o processo é injustificado.

O pior cenário para Musk, caso condenado, é que ele seja obrigado a pagar uma multa enorme, além de proibido de assumir a direção de qualquer companhia nos Estados Unidos. Isso significa que seus dias de executivo-chefe da Tesla podem estar perto do fim - uma perspectiva quase improvável para uma companhia tão intimamente ligada à personalidade e a sua visão de futuro sobre a mobilidade limpa.

Como a Tesla pode manobrar a situação?
"Penso que uma questão importante para a Tesla será administrar uma solução que simultaneamente discipline Musk, mas que não destrua o valor de mercado para os acionistas da empresa", dis Joseph Grundfest, professor da Stanford Law School e ex-membro da Comissão de Valores Mobiliários.
"Há um espectro de possíveis soluções", diz Grundfest à BBC.

"Você pode imaginar, em um dos extremos, que ele pode se tornar diretor de projetos e outra pessoa assume o cargo de CEO", diz. "Ou ele pode receber o que chamo de 'babá de Twitter'", ou seja, passaria a ter seu perfil na rede social tutelado por outras pessoas.

Oficialmente, a Tesla não comentou sobre o futuro de Musk.
O professor comparou a situação de Musk com a da empresária americana Martha Stewart, que em 2004 foi considerada culpada por operar no mercado de ações usando informações privilegiadas.

Além de cumprir pena de prisão, ela foi proibida de atuar como diretora em sua própria empresa por cinco anos. Em vez disso, ela assumiu o papel de diretora criativa naquele período.

Prisão descartada
No caso de Musk, a comissão não pede a prisão do empresário. Outra dúvida que surgiu será como a reputação de Musk pode ser afetada pelo processo.

Os devotos da Tesla reagiram à notícia do processo com frustração, raiva e preocupação com o futuro da empresa.

Além do Processo da Comissão de Valores, o Departamento de Justiça também iniciou uma investigação. Além disso, Musk enfrenta um processo por difamação depois que ele acusou um mergulhador britânico de ser pedófilo.

Uma comunidade de fãs da Tesla tem demonstrado preocupação com a distrações criados pelas reações de Musk. "Elon Musk poderia deixar de usar a boca como um estúpido narcisista", escreveu um fã da empresa em uma comunidade online.

Outro usuário acrescentou: "Isso foi estúpido, uma ferida provocada pelo próprio Elon".


Nenhum comentário: