terça-feira, 27 de agosto de 2019

Amazônia

Enio Fontenelle

PIN - O Plano de Integração Nacional ou o famoso PIN, foi um plano criado no então governo militar do Presidente Médici. O principal objetivo era interligar o Brasil e promover o desenvolvimento das regiões menos favorecidas como o Norte e o Nordeste.

Lançado em junho de 1970, o Decreto-lei n. 1106 criou o Plano de Integração Nacional (PIN). Dentre as principais iniciativas do plano se destacavam a construção de rodovias e projetos de colonização na Amazônia, e projetos de irrigação no nordeste brasileiro. Temendo a ocupação por potências estrangeiras, o Estado brasileiro incentivou a ocupação amazônica. O slogan do período sintetiza aquele temor: “integrar a Amazônia para não entregar”.

Como se vê, desde que assumiram o poder, os governos militares já se preocupavam com a “internacionalização da Amazônia”. Não só isso, mas começaram a trabalhar efetivamente para integrar a Amazônia ao resto do país.

Em outro artigo, eu falei da Transamazônica, da Zona Franca de Manaus, do Porto de Belém, do asfaltamento da Rodovia Belém-Brasília, mas não tive a preocupação de mencionar outras estradas, como Cuiabá-Santarém, Manaus-Boa Vista, valorização das cidades de Marabá e Santarém, porque não quis – e ainda não quero – fazer textos enormes que ninguém lerá.

No PIN, várias áreas eram beneficiadas, como a irrigação do Nordeste a proteção aos povos indígenas, integrando-os à nossa nacionalidade, para não deixá-los fora do nosso desenvolvimento.

A integração da Amazônia também foi pensada em termos de Telecomunicações, pois estas ainda não haviam chegado por lá.

Olhem a foto abaixo. Se houvesse um homem na foto, ele seria do tamanho da vegetação circundante, no máximo.

Agora, vejam a Antena Troposférica, a única capaz de levar a televisão para aquela região, e pensem no desafio que foi transportá-las (eram várias) e instalá-las dentro da floresta. Pois é... Eu conheci os engenheiros envolvidos na tarefa, todos militares formados pelo IME.

Em 1964, mal e mal tínhamos TV preto-e-branca no Rio de Janeiro e São Paulo. Se havia outras estações de TV, elas viviam da apresentação de videocassetes produzidos naquelas cidades.

Em 1970, o Brasil assistiu a Copa do Mundo ao vivo e em cores.

Pensem nisso.

Facebook


Nenhum comentário: